Warning: include_once(/home/restricted/home2/soninha/public_html/pivot/pv_core.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/archives/archivedicas_2006-m05.php on line 10

Warning: include_once(): Failed opening '/home/restricted/home2/soninha/public_html/pivot/pv_core.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/archives/archivedicas_2006-m05.php on line 10
Soninha - Tudo a Ver - Dicas Culturais
Procurar:
arquivo

I Mostra Paulista de Cinema Nordestino

Nos próximos dias 2, 3 e 4 de junho, de sexta a domingo, filmes nordestinos estarão em cartaz na periferia de São Paulo. É a I Mostra Paulista de Cinema Nordestino, realizada pela MAC Media, Arte e Conhecimento, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura.

Ficções e documentários, em curta, média e longa metragem, serão exibidos simultaneamente em Taboão da Serra, Diadema e Guianases, lugares de grandes concentrações de nordestinos e seus descendentes. Não haverá cobrança de ingressos. A idéia é levar a Mostra a um público que não tem o hábito de ir ao cinema, muitas vezes por não ter dinheiro para o ingresso ou até mesmo para a condução.

Serão mais de 20 horas de filmes distribuídas entre 43 produções de diferentes estados do Nordeste, algumas premiadas em festivais do Brasil e do mundo. É o cinema feito no Nordeste, uma das regiões de maior força cultural de nosso país e também de maior carência social, que vem apresentando uma produção cinematográfica cada vez mais presente no cenário do cinema brasileiro.

Entre as produções podemos destacar obras importantes como "Baile Perfumado", "Corisco e Dadá", "Amarelo Manga" e outras que marcaram a história do cinema do país, como o filme mudo do Ciclo do Recife "Aitaré da Praia", de 1926 . Os filmes "Recife de dentro pra fora", "Maracatu, Maracatus", "Hip hop com dendê", "A canga" e "Simião Martiniano - o camelô do cinema" são apenas alguns exemplos entre a enorme produção audiovisual nordestina de qualidade.

A I Mostra Paulista de Cinema Nordestino acontece também em Pinheiros, no espaço cultural "Território Brasil", nos dias 3, 4 e 5 de junho. É uma alternativa aos interessados em cinema nordestino que não tenham condição de deslocar-se a Taboão da Serra, Diadema e Guianases.

Locais de exibição da I Mostra Paulista de Cinema Nordestino:

Diadema
Centro Cultural de Diadema - Rua Graciosa, 300 - Praça da Moça

Guaianases
Centro Educacional Unificado/CEU Jambeiro - Avenida José Pinheiro Borges, 60

Taboão da Serra
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Francisco Ferreira Paes - Rua José Pedro Nogueira Filho, 210, Pirajussara

Pinheiros
Espaço Cultural Território Brasil - Rua Mateus Grou, 580

(Dica publicada aqui)


VII Mostra de Música Monte Azul - MPB - Música Periférica Brasileira - Mostra de Música Conjunta da Associação Comunitária Monte Azul e SESC Santo Amaro

De 12 de maio a 4 de junho, o SESC Santo Amaro e a Associação Comunitária Monte Azul, localizada na periferia da zona Sul de São Paulo, promovem a mostra MPB - Música Periférica Brasileira. O projeto pretende atingir os moradores da favela Monte Azul, de bairros próximos e do público em geral com shows gratuitos de quinta a domingo.

Como em 2006 comemoramos 25 anos de Voluntariado Estrangeiro na instituição, a temática da mostra de música deste ano será a influência estrangeira, principalmente dos negros e europeus, na formação dos nossos ritmos. A iniciativa incentiva a diversidade e democracia cultural - conceitos defendidos pela Associação Comunitária desde a sua formação, há 27 anos.

Segundo Ana Maria Medeiros, coordenadora do Centro Cultural, a expectativa é de que essa Mostra alcance maior público e prestígio graças à parceria com o SESC Santo Amaro e pela qualidade dos espetáculos que, seguindo a temática, começa com blues - ritmo originário dos negros americanos - no dia 12. E isso é só para esquentar.

A abertura oficial é dia 13 de maio com K.Ram.K. e Nhocuné Soul. A programação segue com nomes como Samba da Vela, Fanta Konatê e Troupe Djembedon em uma extensa e rica programação onde mesclamos nomes consagrados e grupos de grande representatividade local. As exibições ocorrerão no Centro Cultural da Associação Comunitária, com capacidade para 200 lugares, e também na própria Favela, onde será montada toda a infra-estrutura necessária para shows ao ar livre.

Sobre a Associação Comunitária Monte Azul
Fundada em 1979, no bairro Jardim Monte Azul, a Associação Comunitária atende direta e indiretamente uma população de aproximadamente 12 mil pessoas nas áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Cultural.

O Centro Cultural Monte Azul incentiva a cultura não apenas como expressão artística, mas como patrimônio de cada grupo ou indivíduo, porque reflete seus valores e seu pensar singular em diálogo com os demais, num processo dinâmico de trocas e transformações, contribuindo para a diversidade cultural.

Centro Cultural - Monte Azul
www.monteazul.org.br
(11) 5851 5370
centrocultural@monteazul.org.br


Festa "Nau de Ícaros" e "Doce Ilusão"

No dia 27/05 (Sábado), a Nau de Ícaros fará uma apresentação especial de seu espetáculo "Cidade dos Sonhos", que reúne circo, dança e música. Depois do show, a animação continua com mais uma edição da festa "Doce Ilusão" -com os DJs Cod e Diogo Vallim!

Os ingressos já estão à venda por R$ 20,00. Parte da renda será voltada para a construção do Templo Odsal Ling. Quem quiser imprimir o cartaz para divulgação, pode pedi-lo por e-mail ou pelo fone 11-3885-3945.

Local:
Espaço da Nau de Ícaros - um galpão com capacidade para 500 pessoas.
Rua Guaipá, 1380 - Vila Leopoldina - São Paulo - CEP 05089-000
Tel: (11)3836-3708
Contato Web: http://www.naudeicaros.com.br/contato.html
Veja o mapa.

Saiba mais por aqui; e veja o convite.


Museu AfroBrasil Comemora a Abolição da Escravatura

No dia 13/05 (sábado, das 10:00 às 18:00), o Museu AfroBrasil faz Bembé tipicamente baiano para comemorar a abolição da escravatura. A festa reproduz o Candomblé da Liberdade, realizado em Santo Amaro da Purificação (cidade do Recôncavo Baiano) desde 1889.

Haverá música, performances de artistas plásticos, leitura de poesias e exibições de congadas de São Benedito com grupos de Mogi das Cruzes e Guaratinguetá, dança dramática ancestral Moçambique e Maracatu, de São Paulo, além do lançamento de livros.

Às 10h acontece o cortejo e danças pelo Parque do Ibirapuera dos grupos Congada de Santa Efigênia, de Mogi das Cruzes, Cambaia – Congada de São Benedito, de São Paulo, Jongo de Tamandaré, de Guaratinguetá e Grupo de Maracatu Ilê Aláfia – ACM/SP, do bairro do Jabaquara.

Às 13h haverá os lançamentos do livro Evolução da Sociedade e Economia Escravista de São Paulo, de 1750 a 1850, do professor da Universidade de São Paulo e secretário municipal de Planejamento, Francisco Vidal Luna, e do historiador e professor da Columbia University, Herbert S. Klein, e do catálogo da exposição O universo mítico de Hector Julio Paride Bernabó, o baiano Carybé, em exibição no museu desde 28 de abril.

Por volta das 15h ocorrem performances dos artistas plásticos Arjan, Carlos Contente, Jorge Pinheiro e Ronald Duarte – Contente utilizará cerca de dez mil metros de fita vermelha do Nosso Senhor do Bonfim para enlaçar os pilares do museu.

Local
Museu Afro Brasil
Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega
Parque Ibirapuera – Portão 10, fone (11) 5579 0593
Entrada Gratuita

Saiba mais sobre o evento por aqui. Confira o 'convite virtual' por aqui.