Warning: include_once(/home/restricted/home2/soninha/public_html/pivot/pv_core.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/archives/archivedicas_2006-m11.php on line 10

Warning: include_once(): Failed opening '/home/restricted/home2/soninha/public_html/pivot/pv_core.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/archives/archivedicas_2006-m11.php on line 10
Soninha - Tudo a Ver - Dicas Culturais
Procurar:
arquivo

CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Dia 10 de dezembro é o Dia Mundial dos Direitos Humanos. Para marcar a data, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos vai promover a 1ª Mostra de Cinema sobre Direitos Humanos na América do Sul. Serão 25 filmes, entre longas e curtas, com temas que variam do trabalho escravo e infantil à condição carcerária, passando por discriminação racial, acessibilidade, acesso a terra etc. De 1 a 17 de dezembro. Informações: direitoshumanos@cinemateca.org.br ou 55 11 5904-6100.


4° Festival Internacional de Cinema Infantil

O Festival Internacional de Cinema Infantil (www.festivaldecinemainfantil.com.br) leva aos complexos Cinemark muitas surpresas para o seu público em sua quarta edição. De 10 de novembro a 10 de dezembro, oito cidades brasileiras receberão o 4° FICI por dois finais de semana, de sexta-feira a domingo. Eventos como Sessões de dublagem ao vivo, Oficinas de Cinema de Animação, O pequeno jornalista e Pré-estréia Brasil, além de estréias internacionais como As aventuras de Azur e Azmar, de Michel Ocelot e Kirikou 2 - os animais selvagens, de Michel Ocelot e Benédict Galup, prometem incrementar a programação. Outra novidade desta edição serão as exibições de segunda à quinta-feira com A tela na sala de aula. Nove filmes especialmente selecionados mostram como o 4° FICI investe fortemente no tema da educação, com títulos integrados a atividades do currículo escolar infantil e juvenil.

Neste ano, será prestada uma homenagem especial a Ziraldo, pela pluralidade de trabalhos dedicados ao público infantil. A Homenagem ao Menino Ziraldo acontecerá em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. A exibição dos filmes inspirados em seu personagem mais famoso, o Menino Maluquinho, também estará na programação oficial. A homenagem marcará a abertura do 4° FICI nas três cidades e divulgará orgulhosamente a todos a riqueza da obra de Ziraldo.

As Sessões dublagem ao vivo irão animar o público com o filme A estrela de Laura, de Piet de Rycker e Thilo Graf Roth Kirch (ING), com som original e a presença de dois atores na sala de cinema que realizarão a dublagem de todos os personagens ao vivo.     

Em O pequeno jornalista, grupos de crianças serão convidadas a assistir a um filme de nossa Programação Oficial e, com a instrução de jornalistas, elas realizarão uma matéria ou crítica sobre o filme para publicação em um jornal de grande circulação de sua cidade.  

Na sessão Pré-estréia Brasil, será apresentado, ao público de Curitiba, o longa Brichos, uma nova produção brasileira para crianças. Paulo Munhoz, diretor, produtor e roteirista, criou personagens baseados na fauna brasileira que geram histórias críticas, otimistas e bem humoradas a respeito do nosso país e povo.  

As Oficinas de Cinema de Animação acontecem  em  São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. As crianças terão a oportunidade de conhecer a arte de criar e animar imagens nos saguões dos complexos Cinemark nessas cidades.

O Festival, dirigido por Carla Camurati e Carla Esmeralda, é itinerante e terá mais de 20 títulos, entre longas e curtas metragens de diversas nacionalidades, exibidos nos complexos Cinemark de Cinema, em São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Niterói, Brasília, Curitiba e Aracaju com ingressos à meia-entrada para todos. Clientes do cartão Smart VR pagam somente R$3,00 por ingresso (válido para até 4 ingressos).