Warning: include_once(/home/restricted/home2/soninha/public_html/pivot/pv_core.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/archives/archivedicas_2008-m03.php on line 10

Warning: include_once(): Failed opening '/home/restricted/home2/soninha/public_html/pivot/pv_core.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/archives/archivedicas_2008-m03.php on line 10
Soninha - Tudo a Ver - Dicas Culturais
Procurar:
arquivo

Ato de Solidariedade ao Povo Tibetano

(clique para ampliar)

Esse encontro em solidariedade aos tibetanos representa uma ação coletiva pela preservação da história e cultura de um povo milenar e pacífico, o que é tão precioso para os tempos atuais. Somos solidários a todos os povos que ainda se encontram em situação inaceitável de desrespeito aos direitos humanos.

Como diz o próprio Dalai Lama, é tempo de nos aquietarmos em prol de uma consciência humana universal.

Nosso foco é enviar o melhor de nossas energias e vibrações positivas para que este momento caminhe pacificamente em direção ao diálogo.

(Para mais informações: tibetquerviver@gmail.com)


ISA lança expedição fotográfica nos mananciais

Por Institudo Socioambiental para o site Mananciais

Evento no dia 26 de março em São Paulo inaugura expedição que vai reunir em junho centenas de fotógrafos amadores sob a coordenação de 30 profissionais para retratar as diversas paisagens naturais e humanas nas represas Guarapiranga e Billings. Projeto é parte da Campanha De Olho nos Mananciais, iniciativa do ISA pela preservação das fontes de água da maior cidade brasileira.

O Instituto Socioambiental (ISA) lança no dia 26 de março em São Paulo a Expedição Fotográfica De Olho nos Mananciais – uma jornada cívica, ecológica e fotográfica às represas Billings e Guarapiranga. A expedição, marcada para o domingo 1° de junho, é parte da Campanha De Olho nos Mananciais e tem como objetivo fortalecer a relação da população paulistana com suas fontes de água, em especial com as represas da zona sul da Grande São Paulo, responsáveis pelo abastecimento de 5.4 milhões de pessoas. Para a realização deste projeto o ISA conta com a parceria do Estúdio Madalena e o apoio do Sesc-São Paulo.

A expedição consiste em uma ação de mobilização e educação por meio da fotografia para aumentar a consciência de quem bebe a água da Billings e Guarapiranga sobre o grau de poluição e degradação dos mananciais. “Acreditamos que quanto mais as pessoas sintam que os mananciais são parte da cidade, e fundamentais para nosso futuro, mais cuidado e atenção teremos com sua recuperação e preservação”, afirma Marussia Whately, coordenadora da campanha do ISA.

O projeto da expedição inclui seu lançamento, a formação de grupos temáticos, a realização de workshops com os fotógrafos coordenadores, a expedição em si, a produção de um livro com fotos de todos os participantes e uma exposição itinerante, prevista para 2009. “Qualquer pessoa, com qualquer máquina fotográfica, inclusive as embutidas em celulares, pode participar”, diz o fotógrafo Iatã Cannabrava, coordenador da expedição, sobre o espírito inclusivo do projeto. O formato da expedição inclui 30 grupos com até 20 participantes, coordenados por fotógrafos profissionais, que irão discutir temas específicos em determinados roteiros na região dos mananciais. Outros 30 grupos especiais deverão ser formados por entidades locais, clubes, e universidades. O projeto prevê a criação de grupos espontâneos, inscritos diretamente no site do projeto na internet (em desenvolvimento). A participação na expedição é totalmente gratuita.

O lançamento da expedição, marcado para a quarta-feira 26 de março na Choperia do Sesc Pompéia, às 20 horas, abre o início das inscrições, que poderão ser feitas até o dia 18 de maio no site do projeto. O evento vai contar com pocket-show do instrumentista Fernando Sardo e intervenção do centro de criação de artes visuais e multimídia BijaRi, parceiro da campanha. A programação ainda inclui a presença dos fotógrafos coordenadores, Canal Motoboy, também parceiros da campanha do ISA, e coquetel de confraternização.

Iatã Cannabrava, que realizou experiências semelhantes tendo como foco o Rio Tietê e a cidade de São Paulo, afirma que a fotografia pode ser um excelente instrumento de mobilização social, pois por meio dela é possível criar mecanismos de participação efetiva da comunidade, o que gera maior consciência cidadã e auto-estima. “A constituição de uma memória fotográfica pela própria comunidade é fator fundamental no desenvolvimento de uma melhor relação do morador com sua cidade”, diz ele. Para Marussia Whately, ao incentivar a formação de grupos para participar da expedição, o projeto pode levantar discussões e reflexões sobre a questão da água, assim como o papel de cada pessoa na preservação do meio-ambiente. Saiba mais sobre a Campanha De Olho nos Mananciais.


Editais Centro Cultural São Paulo


Os Prêmios Pesquisador 2008 e Curadoria 2008, assim como o Programa Anual de Fotografia, dão continuidade à iniciativa do Centro Cultural São Paulo de incentivar o debate sobre a produção cultural contemporânea.
O concurso de pesquisa, com inscrições abertas até 22 de abril, selecionará oito projetos em arte e cultura na cidade de São Paulo nas áreas de artes visuais, audiovisual, dança, teatro, música, entre outras. As pesquisas aprovadas irão complementar o Arquivo Multimeios suprindo-o de novas coleções e reflexões. Já o concurso para curadoria, com inscrições até 25 de abril, escolherá dez propostas voltadas à extroversão cultural e artística relacionadas ao universo de atuação no CCSP. Leia os editais no site www.centrocultural.sp.gov.br