Mandato da Vereadora Soninha Francine

Feliz #DiaDoProfessor – #Gratidão

15 de outubro de 2018

Direto do livro “Dizendo a que veio”, o capítulo onde a Soninha conta sobre o quanto os professores tiveram importância em sua vida. Ela mesma, aliás, é formada em Magistério. Feliz #DiaDoProfessor! #Gratidão

Na foto, com a professora do Pré, tia Angélica.

**


Aos quatro anos, entrei no Pré-I já alfabetizada, então pulei o Pré-II e fui direto para a primeira série. Era a mais nova da turma e as professoras temiam que eu me sentisse deslocada, mas eu não estava nem aí: amava ir para a escola. Quando conto que estudei em colégio de freiras, as pessoas logo imaginam um ambiente repressor contra o qual acabei me rebelando. Nada, minhas freiras eram engajadas e progressistas. Já no início dos anos 1970 elas usavam trajes “civis”, inclusive calças compridas, e nos convidavam a fazer uma leitura crítica da Bíblia. A história de Adão e Eva é uma metáfora, ensinavam. O homem não foi criado do barro e a serpente é uma alegoria. O mundo não começou assim e o que importa é que Deus estava Presente, dizia Irmã Maria Clara, escrevendo um P gigante na lousa.

Refletíamos sobre o quanto Cristo era um revolucionário que havia denunciado a hipocrisia da sociedade, desafiado as autoridades e dado a vida por nós. Ele ensinou que somos todos irmãos, todos iguais. Onde estaria agora? Entre os pobres, lutando por Justiça Social. E você?

Tínhamos a matéria Orientação Educacional uma vez por semana com uma psicóloga. Falávamos de liberdade, responsabilidade, futuro, família e… sexo. Aprendemos que masturbação não é pecado. As Irmãs mostravam slides chocantes sobre aborto, mas ensinavam o método contraceptivo da observação do muco cervical. Eu amava meu Colégio.

Na classe, eu não conseguia parar quieta. Falava muito, parecia que não estava prestando atenção em nada, mas sempre sabia repetir o que a professora tinha dito quando ela pedia. Sempre tive mais facilidade para fazer duas coisas ao mesmo tempo do que uma só.

Uma vez a Roseli, professora de Geografia, perguntou “você quer ir correr em volta do pátio e aí você volta e sossega”? “Sério”? “Sério”. Eu fui!

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 15 de outubro de 2018

Comments are closed.

X