Mandato da Vereadora Soninha Francine

I Encontro de Defesa da Saúde da Mulher

30 de novembro de 2018

A Soninha sempre fala que um dos principais papeis do Poder Legislativo é ARTICULAÇÃO.

Um exemplo foi o I Encontro de Defesa da Saúde da Mulher que aconteceu no Ministério Público ontem, dia 29. Falando para uma plateia com centenas de agentes comunitários de saúde estavam representantes do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), das Secretarias Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS), Desenvolvimento Econômico (SMDE), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da vereadora Soninha representando a Bancada Feminina da Câmara Municipal de São Paulo. Todos esses órgãos estão unidos no Projeto de Prevenção da Violência Doméstica com a Estratégia de Saúde da Família, idealizado pela promotora do MPSP, Fabíola Sucasas.

Esse projeto tem como base a capacitação dos agentes comunitários de saúde que atuam nos programas de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde – SUS (PSF), para que estejam aptos a identificar e acolher mulheres vítimas de violência, além de encaminhá-las aos serviços, sejam de saúde, assistência social, encaminhamento profissional, e/ou outros atendimentos oferecidos pelo poder público. O piloto já está em andamento na zona Leste e em alguns pontos da zona Sul da cidade de São Paulo.

A capacitação conta ainda com o apoio do Sebrae, que elaborou uma cartilha utilizada como base para o trabalho dos agentes (olha aqui).

CPI da Mulher

A Bancada Feminina da Câmara se envolveu no projeto em 2017, durante a CPI da Vulnerabilidade da Mulher, que a Soninha foi relatora. Um dos desdobramentos dessa relação é a Lei  Nº 16.823, de 6 de fevereiro de 2018. O projeto de criação da lei foi assinado por todas* as vereadoras e garante a perenidade da iniciativa, além da possibilidade de destinação de recursos no orçamento da cidade.

Veja nos vídeos abaixo as falas da promotora Fabíola Sucasas e da vereadora Soninha Francine no I Encontro de Defesa da Saúde da Mulher.

 

 

 

Veja as fotos do evento e da exposição ‘Corrente do Bem’ que mostra fotos das agentes comunitárias em ação no dia a dia.

*Noemi Nonato – PR, Adriana Ramalho – PSDB, Aline Cardoso – PSDB, Edir Sales – PSD, Janaína Lima – NOVO, Juliana Cardoso – PT, Patrícia Bezerra – PSDB, Rute Costa – PSD, Sâmia Bomfim – PSOL, Sandra Tadeu – DEMOCRATAS e Soninha Francine – PPS.

 

 

Leia também:

Relatório final da CPI da Mulher – só o começo

 
 

 

 

 

 

 

 

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 30 de novembro de 2018

Comments are closed.

X