Mandato da Vereadora Soninha Francine

Floating Islands – Solução natural para cuidar das águas

4 de dezembro de 2018

Água limpa e potável é um direito universal garantido pela ONU (Organização das Nações Unidas), mas ainda assim cerca de dez milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças decorrentes do consumo de água contaminada, segundo a ONG WaterAid. Esse dado triste foi apresentado pelo engenheiro ambiental Benjamin Boudler, da Água V – Construindo Sustentabilidade, na sexta-feira (30), em sua fala no evento Palestra Aberta: Água e Lixo – Problemas e Soluções Inseparáveis, promovido pelo mandato da vereadora Soninha Francine.

Essa e outras informações expostas por ele desenham um cenário de contaminação das águas em todo o planeta. No Brasil não é diferente: o relatório de análise da Agência Nacional de Águas de 2017 aponta para índices preocupantes de poluição hídrica elevados nas regiões metropolitanas.

Tem solução?

Resolver isso de forma simples e natural é a proposta das Floating Islands, ou ilhas filtrantes, uma das soluções baseadas na natureza desenvolvidas pela Água V. Benjamin explica que 95% dos materiais utilizados são naturais ou reaproveitados.

“As soluções baseadas na natureza são várias. Temos drenagem sustentável, telhado verde, jardins de chuva, recuperação de nascentes e muitas outras. No caso das ilhas usamos materiais descartados, como garrafa pet, mangueira de bombeiro usadas e fibra de coco. Criamos uma matriz flutuante e plantamos em cima dela”.

Funciona?

O sistema das Floating Islands é simples de se executar e já está implantado em quatro locais da capital paulista. A equipe de comunicação do mandato conheceu uma destas ilhas, instalada no Parque Burle Marx. Assista a matéria:

No mundo

Benjamin falou ainda sobre outros países que utilizaram soluções baseadas na natureza como as Floating Islands, ou muito semelhantes, para recuperar rios inteiros. Ele apresentou exemplos da China, Coreia do Sul e Filipinas.

“Em todos os casos tem o benefício direto e também outros benefícios intangíveis. As pessoas ficam mais felizes, os imóveis são valorizados e o rio vira um elemento cultural. Os comércios passam a usar os rios como um diferencial. Valoriza tudo, então eu faço o convite: vamos juntos cuidar dos nossos rios?”.

Confira as fotos do evento aqui.

Veja aqui a apresentação completa do Benjamin Boudler.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 4 de dezembro de 2018

Comments are closed.

X