Mandato da Vereadora Soninha Francine

Prefeitura lança programa de capacitação para catador@s

24 de janeiro de 2019

A  Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) apresentou na manhã de hoje (24) o Programa Reciclar para Capacitar, uma iniciativa de formação básica em materiais recicláveis que vai capacitar 2.120 catador@s que trabalham no município de São Paulo. A Soninha acompanhou o evento de lançamento e falou da importância dessa qualificação.

“Essa é uma demanda que se revindica e negocia há muito tempo e eu estou muito feliz com essa realização. Este é o começo de um trabalho permanente. Com certeza nessa primeira etapa teremos muitos problemas e mais o importante é que sejam aprendizados para que hajam muitos outros cursos, para que esse trabalho fundamental e precioso dos catadores na reciclagem, na preservação ambiental, seja cada vez mais reconhecido, bem amparado e bem remunerado.”

O projeto oferecerá três cursos simultaneamente em 11 Subprefeituras: Itaquera, São Mateus, Mooca, Cidade Tiradentes, Campo Limpo, Sé – Centro, Pinheiros, M. Boi Mirim, Jabaquara, Parelheiros e Capela do Socorro. As aulas serão ministradas pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Além dos cursos, o programa vai ter dois postos fixos de atendimento para oferecer suporte às cooperativas, associações e grupos de catadores, com assessoria técnica de contabilidade, jurídica, administrativa e em economia solidária. Os pontos ficarão no Centro Público de Economia Solidária – Cambuci e na Unidade Produtiva José Bonifácio – Itaquera.

O evento de lançamento aconteceu na sede da Cooperativa Vitória de Belém.

Sobre os cursos:

-Formação Básica de Catadores de Materiais Recicláveis: atende 2.120 catadores organizados e não organizados.

-Princípios Básicos de Marcenaria: Unidade Produtiva de José Bonifácio, com 160 catadores, que terá como principal objetivo a recuperação dos materiais volumosos como sofás, cadeiras e mesas que são descartados pela população nos Ecopontos.

-Gestão de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários: no Centro Público de Economia Solidária – Espaço Pró-catador do Cambuci, voltado para 120 catadores que atuam administrativamente nas cooperativas. Promoverá a qualificação das cooperativas e empreendimentos econômicos solidários, com vistas às ações de estímulo à produção, à geração de trabalho e renda, uso e aplicação de controles fiscais e contábil, entre outros.

Com informações da Prefeitura de São Paulo. Saiba mais aqui.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 24 de janeiro de 2019

Comments are closed.

X