Mandato da Vereadora Soninha Francine

Recicla Sampa, por favor!

8 de fevereiro de 2019

Ontem (07/02) rolou o lançamento do Recicla Sampa.

Uma plataforma MUITO bacana de educação ambiental para a reciclagem, com vídeos, webdocs, tutoriais, jogos, materiais para impressão, reportagens, notícias da cidade, do Brasil, do mundo e entrevistas (ufa!) sobre o tema. O objetivo é orientar e informar os cidadãos sobre a necessidade de aumentar a reciclagem de materiais e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da nossa cidade.

Tem o patrocínio das concessionárias de coleta domiciliar de resíduos da cidade de São Paulo, Loga e Ecourbis, e o apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, através da AMLURB, responsável pela regulação dos contratos de concessão de limpeza urbana da cidade. (do site do Recicla Sampa)

A iniciativa integra parte do trabalho da gestão para atingir a meta 24 do Plano de Metas da Prefeitura para 2020, que determina a redução, em quatro anos, de 500 mil toneladas de resíduos enviados aos aterros municipais.

De acordo com a Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, cerca de 40% dos resíduos coletados na cidade poderiam ser reciclados e não são. Apenas 7% são reaproveitados.

Além das consequências ambientais deste cenário, existe também a questão econômica. A Prefeitura tem um custo elevado de transporte e descarte de todo esse material, enquanto a coleta seletiva tem baixa adesão, o que prejudica a geração de emprego e renda às famílias dos trabalhadores de reciclagem da cidade, já que toda a renda obtida com a venda dos materiais reciclados coletados vai diretamente para as cooperativas habilitadas.

Por meio da conscientização e disponibilização de informações e serviços aos paulistanos, o Recicla Sampa pretende colaborar com a mudança de hábito das pessoas, especialmente na separação do lixo dentro das residências.

Plataforma

No site do Recicla Sampa é possível acessar muitas informações, como horários das coletas por bairro e regiões da cidade, baixar materiais gráficos e tutoriais de como separar corretamente os resíduos. A ferramenta é colaborativa, dá uma olhada lá no www.reciclasampa.com.br.

Nas redes sociais: Fabebook/ReciclaSampa; Instagram: @reciclasampa; Youtube: Recicla Sampa.

Assista ao vídeo sobre separação do lixo:

Com informações do site da Prefeitura de São Paulo.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 14 de fevereiro de 2019

Comments are closed.

X