Mandato da Vereadora Soninha Francine

12/02/2019 – Terça de MUITA atividade

12 de fevereiro de 2019

População de Rua

Novos projetos para o Centro de Inclusão pela Arte, Cultura, Trabalho e Educação (CISARTE) foram a pauta da primeira reunião desta terça-feira, com o psicanalista Jorge Broide e o gestor do equipamento Darcy Costa. O espaço fica sob um viaduto na Avenida 23 de Maio e oferece atividades para população em situação de rua.

Capacitação

A Soninha deu uma passada no encontro do Bolsa Trabalho, programa da de formação de jovens da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que acontece na Câmara Municipal de São Paulo com o apoio do mandato. Ela participou da abertura e abordou o papel do legislador (que vai muito além de fazer leis). Olha aqui um trechinho da fala dela:

 

 

 

População de Rua 2

O Robson Mendonça (que para nós é o Seu Robson) e o Matheus Teixeira, do Movimento Estadual da População de Rua vieram conversar com a Soninha sobre ações culturais.

Colégio de Líderes

Rolou essa tarde a primeira reunião do Colégio de Líderes de 2019. Nestes encontros semanais os vereadores líderes de cada partido discutem as pautas de votação e outras questões da Câmara Municipal de São Paulo. Hoje as decisões foram: cada partido deve indicar o quanto antes os vereadores que serão membros de cada Comissão temática, para que elas possam iniciar os trabalhos; e haverá um esforço para analisar os mais de 800 vetos que estão na pauta das sessões ordinárias (a Soninha e parte da nossa equipe está fazendo uma pré-análise destes projetos. Saiba mais aqui).

A Soninha pediu ainda a votação e aprovação de um projeto de resolução do autoria dela que diminui de sete para cinco o número de vereadores membro em cada comissão extraordinária. O objetivo é facilitar a obtenção de quórum para deliberações.

Oposição ou situação?

Hoje no plenário os vereadores fizeram falas no pequeno expediente (neste momento cada vereador pode falar por cinco minutos na tribuna e a lista corre em ordem alfabética). A Soninha falou sobre críticas infundadas feitas ao secretário da Cultura, Alexandre Youssef, e sobre a dinâmica de ser oposição ou situação na gestão pública. Depois votaram pela manutenção do veto de 31 projetos de lei que estavam há anos na pauta. O mais antigo deste bloco é de 1996 e o mais recente de 2006. Na maioria dos casos os assuntos já foram superados com novas legislações ou até mesmo pela evolução da sociedade.

Folia sustentável

A #EquipeSoninha articulou e acompanhou uma reunião entre o Itamar da Coopernorte, e o Walter Mezetti, assessor de Governo Local da Subprefeitura da Mooca, para discutir a coleta seletiva em blocos de carnaval.

Articulação

Estivemos de volta na Vila Guacuri, no mesmo local em que fizemos um mutirão de limpeza no sábado (olha aqui). A #EquipeSoninha acompanhou uma reunião com pessoas interessadas em desenvolver um novo projeto no imóvel.

Música eletrônica

Participamos também de uma reunião com representantes da cena cultural paulistana. Em pauta a produção independente da nossa cidade.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 12 de fevereiro de 2019

Comments are closed.

X