Mandato da Vereadora Soninha Francine

26/02/2019 – Veganismo, reciclagem, primeira infância, imigrante e mais…

26 de fevereiro de 2019

Comida vegana

O pessoal do Move Institute veio ao gabinete para conversar sobre o Lab Vegan Food, um projeto de disseminação da gastronomia vegana e orgânica por meio de oficinas, cursos profissionalizantes e palestras. O mandato articulou a cessão de um espaço no aeroclube de Santana e vai apoiar a iniciativa também por meio de recursos enviados via emenda parlamentar. Conheça mais sobre o projeto aqui.

 

Direitos Humanos

Estivemos com representantes do Instituto Omindaré e do Grupo pela Vidda para um papo sobre projetos de direitos humanos e diversidades que o mandato está apoiando.

Mesa diretora

A #EquipeSoninha acompanhou a reunião da Mesa Diretora da Câmara (a Soninha é primeira suplente). Os vereadores conversaram sobre decisões administrativas, com destaque para a implantação de um totem informativo no plenário, onde serão exibidos os projetos em pauta – de cada sessão. O equipamento ajudará na implantação da tramitação digital e evitará a impressão de milhares de folhas de papel gastas para informar os vereadores.

Cultura independente

Rolou mais uma reunião com representantes da cena cultural independente da nossa cidade.

Cooperativa Vira Lata, que recicla vidro

Fomos lá no finalzinho da zona oeste, ao lado da divisa com Cotia, conhecer a Cooperativa Vira Lata. Quem nos convidou foi o pessoal da ONG 341 – Associação Caminho Suave Socio-Ambiental, que gerencia o projeto Glass is Good, da Diageo (indústria de bebidas). A Vira Lata foi a primeira cooperativa a aderir à iniciativa, que em quatro anos já reciclou mais de 20 mil toneladas de vidro no Brasil inteiro. Veja mais aqui.

Colégio de Líderes

Na reunião de líderes seguiram as discussões sobre qual CPI (Comissão Parlamentar de inquérito) será instalada neste semestre e a votação de projetos de vereadores (demanda de vários dos líderes dos partidos). Outro assunto que voltou à tona foi a votação do PL 751/2013, que revisa a legislação sobre a instalação de antenas de telefonia na cidade. Há tempos a Soninha defende a discussão e votação deste projeto (relembre aqui e saiba mais sobre o assunto aqui).

Cultura para todos

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura levamos 50 livros e 50 gibis para a biblioteca do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros.

Primeira Infância

O Grupo de Trabalho Crianças e Adolescentes da Rede Nossa São Paulo se reuniu para discutir a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância (Lei 16.710/2017, que a Soninha ajudou a construir na Câmara como presidente da Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e da Juventude).

Direitos dos imigrantes

Conhecemos o pessoal do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante – CDHIC. A questão dos imigrantes, especialmente os venezuelanos, tem sido amplamente discutida na Comissão Extraordinária de Direitos Humanos e Cidadania, que a Soninha é membro.

Sessão Plenária

Na sessão plenária desta terça-feira só foi realizado o Pequeno Expediente, um momento em que os vereadores têm direito a cinco minutos cada para falar sobre temas do interesse de cada um. A lista corre em ordem alfabética (e não chegou até o nome da Soninha ainda).

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 26 de fevereiro de 2019

Comments are closed.

X