Mandato da Vereadora Soninha Francine

BlogDicasHomeInstagram

“O Silêncio dos Outros é filme pra chorar. De tristeza com os descaminhos da humanidade”

28 de fevereiro de 2019

Não se engane com o nome do Almodóvar nos créditos – ele foi Produtor, não roteirista e diretor. O Silêncio dos Outros não é exuberante, irreverente, provocador, insolente, chocante. Ou melhor, chocante ele é, mas em outro registro. Mostra a batalha de familiares de pessoas assassinadas pela ditadura Franquista, contra a “lei do esquecimento” que literalmente vigora na Espanha. Lá, a Anistia aprovada com o fim do regime de Franco estabeleceu que o passado seria praticamente anulado, com perdão por todo o ocorrido e, mais que isso, olvido. Não se fale mais no assunto.

Há muitos motivos para se ficar passado assistindo ao filme. Ouvir pessoas já muito idosas sofrendo todo santo dia com lembranças do dia em que sumiram com seus pais e mães, ou mulheres jovens que tiveram os bebês sequestrados; ver um fuzilamento; ver a defesa de toda a brutalidade como sendo “a salvação da família cristã contra a ameaça do comunismo”; assistir às homenagens apaixonadas ao ditador no aniversário de sua morte. E acompanhar a obstinação de militantes organizados e pessoas comuns para descobrir corpos e obter julgamentos.

“Nunca me pediram perdão”, diz uma mulher, “e, mesmo sem pedir, nos exigem. EXIGEM que os perdoemos”. Um homem diz: “Eu, como pessoa física, posso perdoar uma pessoa. Mas o Estado não. Sem julgamento, fui preso e torturado. Por que aquele que me torturou não pode ser julgado”? Alguns chamam isso de revanchismo… É fácil falar. Justiça é “revanche”?

O Silêncio dos Outros é filme pra chorar. De tristeza com os descaminhos da humanidade no século passado, de compaixão pelos que viveram perdas tão próximas, de desgosto com a insensibilidade de alguns, de medo das recaídas… Mas também chorar tocado pela generosidade e entrega de quem gasta um tempão de sua vida, ou ela toda, para amenizar o sofrimento dos outros. Entregue duas horas suas ao silêncio profícuo, enriquecedor do cinema.

O filme entrou em cartaz no dia 28 de fevereiro.

Assista ao trailer:

 
Confira as cidades e cinemas onde assistir ao filme O SILÊNCIO DOS OUTROS:
(*Conferir os horários das sessões com os cinemas)
SÃO PAULO
Espaço Itaú de Cinema Augusta

RIO DE JANEIRO
Estação NET Rio
Espaço Itaú de Cinema Botafogo

PORTO ALEGRE
Espaço Itaú de Cinema Porto Alegre
Guion Cinemas

BRASÍLIA
Espaço Itaú de Cinema Brasília

BELO HORIZONTE
Cinema Belas Artes

CURITIBA
Espaço Itaú de Cinema Curitiba

SALVADOR
Saladearte Paseo

FORTALEZA
Cinema do Dragão

TERESINA
Cinemas Teresina

 

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 28 de fevereiro de 2019

Comments are closed.

X