Mandato da Vereadora Soninha Francine

15/04/2017 – Horta, evento LGBTI, canudos, prefeito e um tantão de coisas mais

15 de abril de 2019

Mil São Paulos em uma só

Onde antes tinha muito lixo e abandono, hoje há uma horta produtiva e que dá um orgulho danado na comunidade. Essa transformação aconteceu no terreno da linha de energia, na Vila Nilo, no distrito do Jaçanã, bem na divisa com Guarulhos. A Soninha esteve lá no sábado para conhecer e foi uma experiência e tanto! A horta é linda, mas a pobreza do entorno “é de doer na alma”. A experiência foi tão diversa que incluiu até um rebanho atravessando o rio Cabuçu de Cima (olha aqui). Saiba mais sobre a Horta Vila Nilo aqui.

Parada LGBTI

O Almir Nascimento, da Associação da Parada LGBT de São Paulo, veio conversar sobre a Parada do Orgulho LGBT 2019 e outros evento relacionados à data (será em 21 de junho). Eles estão articulando uma feira com organizadores de Paradas de outras cidades, debates e uma premiação e pediram apoio e parceria.

Sem canudo, por favor!

O Murilo também esteve no gabinete. Ele é um representante do setor privado preocupado e interessado na substituição dos canudos plásticos (inclusive os infames “oxibiodegradáveis”) por canudos de papel, verdadeiramente biodegradáveis. A Soninha é coautora do projeto de lei 99/2018, que proíbe a distribuição gratuita de canudos plásticos descartáveis na cidade de São Paulo, e o papo foi sobre a aprovação e resultados dessa legislação.

Análise de projetos

Entre uma reunião e outra a Soninha analisou projetos dos quais é relatora na Comissão de Finanças e Orçamento. Sente o desabafo: “Fazer relatoria de Projetos para a Comissão de Finanças = estudar os processos montados para cada um deles e ficar deprimida com a quantidade de leis que JÁ EXISTEM sobre os temas propostos. Exemplos: banheiros públicos; arborização urbana. Já era para ter árvore em todas as ruas, banheiro em todas as praças… 😟 😞”.

Crianças e adolescentes

A #EquipeSoninha acompanhou a reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que aconteceu aqui na Câmara Municipal de São Paulo.

Capacitação LGBTI

Nos reunimos com o pessoal da ONG Pela Vidda para tratar dos preparativos da capacitação que realizaremos em parceria no mês de maio. Será um dia de sensibilização na temática LGBTI para profissionais da rede de atendimento da Prefeitura que lidam com esse público no dia a dia.

Parque do Búfalos

Fomos também à Secretaria do Verde e Meio Ambiente – SVMA para acompanhar a reunião com o Movimento Parque dos Búfalos. A área no extremo Sul de São Paulo tem previsão para ser um parque, mas ele ainda não saiu do papel. O chefe de gabinete da SVMA, Rodrigo Ravena, explicou como está a compensação ambiental do condomínio Residencial Espanha, construído em parte do terreno. Mesmo sem a estrutura os moradores já ocupam o espaço com atividades culturais. O próximo evento será em julho e terá recursos enviados via emenda pelo mandato.

Mão na enxada

Pensou que não tinha horta hoje? Errou! A #EquipeSoninha desembarcou com enxadas e disposição na CEI Nelson Mandela, no Jardim Ellus, na Zona Sul. Foi o primeiro mutirão e logo alunos, professores e comunidade vão colher alimentos direto da terra!

Reciclagem

E reciclagem? Também tem, claro! Recebemos o Praxedes, da AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana. Foi um papo esclarecedor sobre o processo de convênio entre cooperativas de catadores,  Prefeitura e sobre a gestão dos ecopontos da cidade. Ele vai participar do GT Vidros – Grupo de Trabalho sobre Reciclagem de Vidros, que o mandato é membro (e idealizador) junto com ONGs e empresas.

Articulação

A Soninha foi até a Prefeitura se reunir com o prefeito Bruno Covas e levou uma “pequena” lista de demandas: Lixo Zero, população em situação de rua, Fundo Nacional de Habitação Social, bacias do Sapé e do Água Podre, Políticas para Infância e Adolescência e mais. Isso porque foram apenas 15 minutos!

Doação

O mandato intermediou uma doação de cobertores e hoje levamos tudo para a Lora, para que ela faça chegar a quem precisa. Olha a cara de alegria!

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 15 de abril de 2019

Comments are closed.

X