Mandato da Vereadora Soninha Francine

Greve do SAMU? Sou contra!

18 de abril de 2019

“Com a portaria de reorganização do SAMU”, diz o sindicato, “morrerão 60 pessoas por semana só na região de São Mateus”. Mas greve de 72 horas, tudo bem?? Sou CONTRA CONTRA CONTRA greve de SAMU.

***
Não tem meia palavra: é inacreditável a quantidade de MENTIRAS ditas pelo representante do Sindicato de servidores na Comissão de Saúde agora na Câmara. >:-(

Eles divulgam, em documento entregue aos gabinetes e em seu site e redes sociais, fotos que não tem nada a ver com a reorganização dos SAMU e dizem que é “prova” de que está havendo o “desmonte do serviço”. Absurdo. Exemplo: vídeo de “maca sendo higienizada em local inadequado”, sem identificação do local, sem data e hora. O narrador do vídeo pede “as devidas providências” – como, se ele não diz onde é??

Compartilhei a imagem em vários grupos até conseguir alguém que me desse mais informações. Alguém respondeu que parece ser no Hospital Pedreira, que não faz parte da descentralização do SAMU. E o funcionário está lavando a maca com ESGUICHO – ou seja, jorrando água pra todo lado, não é assim que o Ministério da Saúde determina que seja feita a higienização; mas o denunciante não está preocupado com isso… Também alegam que “leva 15 minutos para manobrar a ambulância”, e que isso estaria atrasando a resposta aos chamados. PORRA, por que não deixam a ambulância posicionada para sair?? Por que vai manobrar na hora do chamado?? Também protestam porque as novas bases de apoio ficam em ruas com barulho de trânsito… Nos conteineres na marginal era silencioso? Reclamam que não há uma cama para cada trabalhador de plantão. Mas NÃO DEVEM FICAR TODOS NA CAMA AO MESMO TEMPO, meu Deus do céu. Não é pra isso que serve o descanso. É pra “descompressão”, como eles dizem, entre um chamado e outro. Mas o período do plantão é de prontidão, não é o repouso do serviço, não é o horário de folga. (Aliás, o fim dos plantões de 24h x 48h está sendo questinado pelos trabalhadores, e por que? Porque alguns exercem duas atividades, aproveitando os dias que seriam do descanso necessário!).

Olha, com certeza tem problemas nos postos de assistência, nos equipamentos, nas rotinas, tudo. Mas não dá pra conversar em bases tão desonestas. “Estamos preocupados com a perda de vidas” – e em greve???!!??

 

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 23 de abril de 2019

Comments are closed.

X