Mandato da Vereadora Soninha Francine

A Câmara Municipal vai ficando sustentável, até que enfim!

22 de abril de 2019

Em 22 de abril não comemoramos apenas o descobrimento do Brasil mas também o Dia da Terra, criado em 1970 nos Estados Unidos já com a preocupação em criar consciência ambiental.

Hoje a Câmara Municipal, por sugestão da Soninha, impactou quem trabalha aqui e quem veio visitar, expondo copos plásticos que foram descartados – por funcionários e visitantes – em APENAS dois dias de funcionamento da Casa: cerca de 14 mil unidades!

Para nossa alegria, neste ano a Câmara tem tido uma preocupação especial com a questão da sustentabilidade e várias iniciativas têm sido tomadas, como por exemplo a criação de um Comitê interno de Sustentabilidade, que tem o objetivo principal de criar mudança de hábito nos funcionários.

Aqui no mandato da Soninha, quem nos representa no Comitê é o Rafael Magueta:

“O Comitê de Sustentabilidade se reúne semanalmente, colocando em pauta ações para serem realizadas na Câmara, que vão desde a conscientização dos funcionários até a restrição de materiais. Já conseguimos instalar sensores de presença para iluminação dos corredores e banheiros, gerando uma economia imensa no consumo de energia elétrica, e também reforçamos a importância da não utilização de pautas impressas nas Comissões. [hoje a pauta fica apenas online]”

Na semana passada o Comitê de Sustentabilidade substituiu as lixeiras individuais – em média 10 por gabinete – por apenas três lixeiras: a azul para papéis, a vermelha para recicláveis como vidro, plástico e metal e a preta para resíduos orgânicos.

Em fevereiro a presidência da Câmara determinou que não fossem mais comprados copos plásticos e uma campanha interna foi iniciada para que todos os funcionários tragam as próprias garrafas e canecas para café e água, o que deu super certo! Essa simples medida fez com que o consumo de copos plásticos de água caísse 75%. Antes utilizávamos, em média, 153 mil copos por mês e  agora 38 mil. E pretendemos acabar com o uso desses copos na Câmara, o que significa não usar cerca de 3 MILHÕES de unidades por ano! Quando acabar o estoque, os visitantes da Câmara terão à disposição copos de papel, que são bem menos agressivos ao meio ambiente.

#FicaDica

A Soninha sempre fala que “não precisa separar, é só não misturar”.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 22 de abril de 2019

Comments are closed.

X