Mandato da Vereadora Soninha Francine

Comissão de Meio Ambiente debate economia circular

23 de abril de 2019

A Comissão Extraordinária de Meio Ambiente debateu na terça (23) os conceitos da economia circular. A palestrante Daniela Lerário foi convidada para explicar melhor esse conceito.

Mas você sabe o que é isso?

A economia circular é justamente o contrário do modelo econômico que vivemos hoje, chamado de economia linear – focado apenas em extrair, construir e descartar. Ela busca redefinir a noção de crescimento visando o futuro, com benefícios para toda a sociedade.

São três princípios da economia circular:

• Eliminar resíduos e poluição por princípio;
• Manter produtos e materiais em ciclos de uso;
• Regenerar sistemas naturais.

Esses ciclos regeneram os sistemas vivos, tais como o solo, que por sua vez proporcionam recursos renováveis para a economia. Recuperam e restauram produtos, componentes e materiais por meio de estratégias como reúso, reparo, ou reciclagem.

A economia circular é baseada na natureza e novos produtos são desenvolvidos com base nisso.

A Ellen MacArthur Foundation preparou um vídeo curtinho que explica:

Em uma economia circular, a atividade econômica contribui para a saúde geral do sistema e funciona para grandes e pequenas empresas, para organizações e indivíduos, global e localmente.

A transição para uma economia circular representa uma mudança sistêmica que constrói resiliência em longo prazo, gera oportunidades econômicas e de negócios, e proporciona benefícios ambientais e sociais.

 

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 24 de abril de 2019

Comments are closed.

X