Mandato da Vereadora Soninha Francine

Virada Cultural 2019: 1.200 atrações em 250 pontos da cidade

14 de maio de 2019

Promovida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a Virada Cultural, o festival 24h da Capital da Cultura, chega a sua 15ª edição com os maiores números de atrações e pontos da história do evento. De forma inédita, o evento ocupa todas as 32 subprefeituras da cidade, com mais de 1.200 atividades gratuitas distribuídas em mais de 250 pontos, centralizados e descentralizados, espalhados por toda São Paulo. O festival será realizado nos dias 18 e 19 de maio e trará muitas novidades em 2019.

Com expectativa de público de 5 milhões de pessoas, o evento conta, pela primeira vez, com um palco inteiramente dedicado à música sertaneja, traz o palco de música cristã para o Centro, incorpora a maior programação de gastronomia de todas as edições e leva atrações renomadas dos palcos principais para pontos descentralizados.

Outras novidades desta edição são a integração do corredor aberto da Paulista – com atrações 24h na rua e em instituições como IMS, Japan House, Sesc Paulista, Itaú Cultural e vão do Masp – e das quadras de Escolas de Samba ao roteiro do evento. Também inédita é a transmissão ao vivo do evento para todo o Brasil pela Spcine Play e a ação, nessa dimensão, do programa Cultura Inclusiva, uma parceria entre a SMC e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, que leva tradução em Libras a 23 palcos e 71 espetáculos da Virada Cultural.

Entre os destaques da programação musical estão os show do filho caçula de Fela Kuti, Seun Kuti & Egypt 80 com participação de IZA e Ofertório, com Caetano, Moreno, Zeca e Tom Veloso; e nomes como Anitta, Pabllo Vittar, Aline Barros, Naiara Azevedo, Lucas Lucco, Anavitoria, Rincon Sapiência + ÀTTØØXXÁ, Ludmilla, Maria Rita, Criolo, Vitor Kley, Emicida, Karol Conka, Grande Encontro (Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo), Preta Gil, Nação Zumbi, É O Tchan, Jojô Todynho, Céu + Tropkillaz, Angela Ro Ro, Baco Exu do Blues, Demônios da Garoa, Sepultura e Moraes Moreira. A estreia do programa de música nas sacadas, com opções de música brasileira, rock, ópera e serestas; o palco que celebra os 70 anos de Itamar Assumpção, apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, da Jazz Sinfônica e de Hamilton de Holanda completam o roteiro das atrações musicais imperdíveis do festival, além de uma atração surpresa, que será anunciada dia 12.

Além da música, diversas linguagens integram a programação. A atriz Andréa Beltrão interpreta “Antígona”, no Theatro Municipal, e a mostra de teatros independentes oferece espetáculos como “Roda Viva”, no Teatro Oficina; “Jardim das Cerejeiras”, do Grupo Tapa, e “A Alma Imoral”, monólogo com a atriz Clarice Niskier.

Para os amantes da dança, há várias opções: a bailarina Morena Nascimento apresenta-se com o músico Benjamim Taubkin (Pateo do Collegio); as comissões de frente acompanhadas das baterias de escola de samba desfilam na Cásper Líbero. A Virada traz ainda Batalha do Passinho (XV de Novembro), ocupação “A Rua é Clássica” com bailarinas de ponta (Viaduto do Chá) e Corpos Suspensos. Destaque ainda para o palco aéreo de circo da Cia. K, além de cortejos como Ilú Obá de Min com o Ilê Ayê; Tarado ni Você e Casa Comigo.

Infantil A Virada Cultural 2019 preparou mais de 180 atrações para o público infantil, com destaque para os shows de Palavra Cantada, Grupo Tri e a banda Cidadão Instigado fazendo a trilha ao vivo do filme “O Mágico de Oz”. Para os pequenos, o evento apresenta ainda a mostra de cinema com os desenhos clássicos da Disney, na Câmara Municipal; além de música clássica para crianças com a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil com intervenções de palhaços.

Palcos

Ao todo são 35 palcos, sendo 27 no Centro e oito descentralizados. O maior palco, o Anhangabaú – Plural, tem dimensão de 16x14m, e representa a pluralidade e encontro de diferenças desta edição do evento. Quatro palcos terão telões (nas medidas de 8x6m ou 6x4m): Anhangabaú – Plural, Cidade Tiradentes, Copan – Itamar 70 e Patriarca – Experimenta.

Os palcos do Centro são Cásper Líbero – Pop, República da Diversidade, Coreto das Drags, Arouche – Brega, Rio Branco – Rock, Copan – Itamar 70, Dom José Gaspar – Cultura Popular, São João – MPB/ Samba, Paissandu – Piolin, Paissandu – Picolino, Boulevard dos Palhaços, Paissandu – Circo, Anhangabaú – Plural, Barão de Limeira – Discos, Bráulio Gomes – Choro, Itapetininga – Brasil 360, Patriarca – Experimenta, São Bento – Rap, São Bento – Berço Hip Hop, Pateo do Collegio – Instrumental, Luz – Sertanejo, Sé – Música Cristã, Roosevelt – Arte na Praça, Olido 70+, Theatro Municipal Multicultural, Câmara Municipal – Cultural e Mercado Municipal – Samba, além de Cortejos Carnavalescos, Festas e Gastronomia.
Além disso, a SPturis monta infraestrutura para 23 festas espalhadas pelo Centro, que demandam tendas com som, luz e gerador. Ao todo, são 200 tendas e cinco trios elétricos no Centro.

Clique aqui e veja a programação completa.

Fonte: site da Prefeitura
CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 14 de maio de 2019

Comments are closed.

X