Mandato da Vereadora Soninha Francine

Soninha homenageia Instituto Favela da Paz no Prêmio Chico Xavier

18 de junho de 2019

A Soninha participou na noite de segunda-feira da Sessão Solene de entrega da 5ª edição do Prêmio Chico Xavier de Reconhecimento Humanitário.

A honraria foi instituída por resolução em 2013 e é destinada a pessoas ou entidades com destaque em ações solidárias, de estímulo à elevação espiritual e à harmonia entre os indivíduos. O nome do prêmio é uma homenagem a Francisco Cândido Xavier, propagador da filosofia espírita, indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1981.

A Soninha homenageou o trabalho do Instituto Favela da Paz. A organização surgiu há mais de 20 anos na zona sul quando Claudio Miranda começou a receber amigos do Jardim Ângela para fazer música a partir de latas de lixo, metal e baldes. Naquele tempo brincar com instrumentos reais estava completamente fora de questão e de possibilidade.

Nos primeiros anos da banda, a violência era a norma nas ruas do Jardim Ângela – considerado na época pela ONU como um dos bairros mais violentos do mundo. Mortes e tiroteios eram comuns e os jovens integrantes da banda sentiram a necessidade de superar a violência, criando uma alternativa positiva.

De lá pra cá muitas coisa mudou. Além de fazer música juntos, como Poesia Samba Soul, eles criaram um centro cultural no meio das ruas estreitas da favela oferecendo algo que é mais atraente do que a violência: dando aos jovens uma alternativa para o combate às drogas.

Como parte deste centro cultural, Claudio e seu grupo, chamado Poesia Samba Soul, começaram a montar um pequeno estúdio para gravar as bandas locais. Os membros da banda também começaram a dar aulas de música, produção de vídeo e design para os jovens, permitindo que eles se expressem através da música, arte e poesia. Após uma experiência internacional de Claudio na comunidade de paz de Tamera, em Portugal, e São José do Apartado, na Colômbia, sua visão tornou-se o projeto “Favela da Paz”.

‘Favela da Paz’ é o nome do guarda-chuva de uma série de projetos existentes que utilizam a arte e a cultura como meio de alcançar os jovens e trazendo a comunidade unida. É a porta através da qual a informação sobre a justiça social, ecologia, tecnologia apropriada e espiritualidade pode ser transmitida.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 18 de junho de 2019

Comments are closed.

X