Mandato da Vereadora Soninha Francine

Tirando o Véu – Estudo sobre casamento infantil no Brasil

25 de junho de 2019

Casar aos dez anos de idade parece razoável para você?

Imagina que isso aconteça e seja encarado de forma natural no Brasil?

Pois é! Pasmem, mas ocupamos um vergonhoso 4º lugar no ranking mundial de casamentos infantis (aqueles que envolvem qualquer pessoa com menos de 18 anos).

A Plan International Brasil se debruçou sobre o tema no estudo “Tirando o Véu – Estudo sobre casamento infantil no Brasil”, lançado no Ministério Público do Estado de São Paulo. A Soninha participou do debate e falou sobre como o Legislativo pode contribuir para mudar esse cenário.

No levantamento foram ouvidos meninas e meninos de cidades na Bahia e no Maranhão: Salvador, Camaçari, Mata de São João e Codó. As entrevistas aconteceram de novembro de 2017 a abril de 2018, com 217 pessoas, sendo 13 adolescentes casadas, 19 que se casaram quando eram menores de 18 anos e 12 homens adultos que se casaram com meninas.

Os resultados mostram que os casamentos infantis atingem principalmente as meninas, que se casam em idades a partir dos 10 anos com homens de 5 a 8 anos mais velhos. As principais motivações para as uniões são a gravidez precoce, defesa da honra da menina (quando perderam a ‘virgindade’) ou como alternativa para escapar de ambientes violentos em casa e nas comunidades em que vivem, além do desejo do casal.

Na abertura do evento a diretora nacional da Plan International Brasil, Cynthia Betti, mencionou um depoimento especialmente impactante de uma das jovens entrevistadas na pesquisa:

“No momento ela tinha 20 anos e estava grávida de trigêmeos. Se casou aos 10, com um homem de 19 anos. Ela disse: ‘eu tive sorte. Engravidei aos 11 e tive aos 12, depois aos 12 e tive aos 13, e agora tem mais três para nascer. Ele assumiu a mim e minhas meninas. Não foi embora’.”

Em 2018 a Plan já havia lançado o documentário “Casamento Infantil”. São 22 minutos de um verdadeiro choque de realidade.

Assista:

 Veja a fala da Soninha no evento:

 

 

 

 

Veja também as fotos do encontro:

Acesse aqui o estudo completo.

25/06/2019

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 18 de julho de 2019

Comments are closed.

X