Mandato da Vereadora Soninha Francine

Confira a programação de férias nos parques municipais

3 de julho de 2019

O mês de julho é reservado aos preciosos momentos de descanso e lazer, fundamentais para renovar as energias para o segundo semestre do ano. É também nesta época que surge a principal dúvida de pais e responsáveis: o que fazer para gastar as energias das crianças e construir boas memórias deste período? Inclusive para quem não pretende viajar e procura por atividades em São Paulo, uma boa opção está na programação oferecida pelos parques municipais em todas as regiões da cidade.

Aos mais aventureiros, o Parque Shangrilá oferece trilha monitorada de segunda a sexta, durante todo o mês. O tempo estimado para o trajeto é de 30 minutos e há alguns pontos de parada com diferentes objetivos: introduzir a atividade com um pequeno histórico do parque; apresentar a flora nativa; visitar o ponto de avistamento de aves e outros animais da fauna local, além de expor conceitos de conservação da água e do solo por meio de ferramentas como minhocário, viveiro e horta mandala. Em datas comemorativas – como o Dia do Engenheiro Florestal, Dia de Proteção às Florestas e Dia Mundial de Proteção aos Manguezais –, as trilhas são temáticas.

O percurso se encerra com uma oficina de confecção de mudas em caixas de leite. As mudas vêm do viveiro ou podem ser retiradas durante a trilha, enquanto o substrato utilizado é resultado de processo de compostagem, roçagem e poda do parque. A única exigência é estar calçado. Para participar, basta chegar ao parque no horário em que a atividade acontece – sempre a partir das 14h30, com a última saída às 16h30 – ou agendar previamente pelo telefone do parque com a estagiária Milena, sempre no período da tarde.

Já no Parque dos Eucaliptos, a programação com o tema Protetores da Natureza, oferece contações de histórias sobre figuras folclóricas e trilhas. Na Zona Sul o Planetário do Ibirapuera recebe a sessão especial e gratuita Homem na Lua, em comemoração aos 50 anos da missão Apollo 11, da NASA, que levou astronautas pela primeira vez ao satélite. O evento será realizado nos dias 20 e 21 de julho (sábado e domingo), das 17h às 18h. No mesmo horário, a projeção é exibida também no Planetário do Carmo, na Zona Leste, em 20 de julho. A atividade é recomendada para o público com idade a partir de cinco anos e, para conferir, é só garantir os ingressos no site da Ticket Fácil.

Outro destaque faz parte da programação do Parque Buenos Aires, e é ideal para os amantes das artes plásticas. Entre os dias 16 e 17, das 10h às 12h, é possível participar de uma oficina de aquarela, que introduz esta técnica de pintura sobre papel para jovens e adultos, com inspiração na paisagem do parque. Das 14h30 às 16h30, os participantes com idade a partir de sete anos podem comparecer à oficina de Eco Arte para confeccionar tintas com pigmentos naturais encontrados no local e, em seguida, utilizar a tinta para pintura em papel e tecido.

Por fim, o Parque Anhanguera, na Zona Norte, oferece trilha ecológica sempre às quintas-feiras, às 9h30, com o objetivo de aproximar a comunidade da natureza, promover sua preservação e mostrar o impacto positivo deste contato. O percurso estimado é de 60 minutos e conta com algumas paradas, para que sejam feitas breves explicações sobre locais atrativos do parque como o Jardim Medicinal, a trilha de mountain bike, o Jardim das Borboletas, o orquidário e a horta, e também de um conjunto de notáveis espécies da vegetação local: quaresmeira, flor-de-abril, paineira, pau-brasil, aroeira-mansa, jerivá e goiabeira.

Confira a programação completa aqui.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 3 de julho de 2019

Comments are closed.

X