Mandato da Vereadora Soninha Francine

No dia 25, Av. Sumaré sem carros, com cultura e sustentabilidade

13 de agosto de 2019

A Virada Sustentável 2019 vai transformar a Avenida Sumaré em um ponto de conscientização ambiental, cultura e sustentabilidade. O evento Sumaré Sustentável é uma realização da Subprefeitura da Lapa com o apoio do mandato da Soninha e será no domingo, dia 25, das 9h às 13h.

Vai rolar coleta de resíduos, música, arte, feira de produtos orgânicos e veganos, além de oficinas.

Confira a programação completa:

9h às 13h – Obra de arte com bitucas – artista Sergio Fabris

O artista plástico Sérgio Fabris confeccionará ao vivo uma obra de arte feita a base de bitucas. A ação é parte da campanha Bituca #EuJogoCerto, também realizada pela Subprefeitura da Lapa e a Virada Sustentável, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o problema do descarte incorreto das bitucas de cigarro. Durante o mês de agosto serão instalados 30 pontos de coleta de bitucas na região da Subprefeitura. As bitucas serão posteriormente recicladas pela empresa Poiato Recicla.

9h às 13h – Exposição de reciclagem de bitucas

A Poiato Recicla montará um stand explicativo, demonstrando os problemas relacionados às bitucas, como substâncias tóxicas e impactos ambientais, e o processo de reciclagem do material utilizado por eles. Serão expostos itens produzidos a partir de bitucas recicladas.

9h às 13h – Coleta de lixo eletrônico

A cooperativa de reciclagem de resíduos eletrônicos Coopermiti levará informações sobre a reciclagem de eletrônicos e fará a coleta no local.

9h às 13h – Informações sobre compostagem

A Ecoss Ambiental estará na Avenida Sumaré com uma tenda em que apresentará o Pátio de Compostagem da Lapa, que recebe e composta os resíduos de feiras livres da região. Os munícipes conhecerão o processo de compostagem, o adubo produzido por ele e suas aplicações. Os interessados receberão dicas de como plantar em casa e poderão levar uma amostra do composto.

9h às 13h – Coleta de tecidos com Sustex Moda

O  projeto Sustex Moda de reaproveitamento de resíduos têxteis estará com uma tenda no local para receber este tipo de material, além de expor os produtos artesanais.

10h às 11h – Oficina Conforto para ciclistas iniciantes, com Bike Anjas

Com a proposta de estimular mais pessoas a usar bicicleta nos deslocamentos diários, a oficina de conforto para ciclistas iniciantes conta com dicas para chegar nos locais sem que a rotina de pedalar seja um incômodo. A atividade é realizada pela organização Bike Anjas e inclui dicas para tornar o pedal mais confortável e seguro, além de com um kit super completo de ferramentas e materiais para serem utilizados. As anjas estimulam que ciclistas iniciantes pedalem em seus trajetos diários.

11h às 12h- Oficina de bituqueiras

Ainda como parte da campanha Bituca #EuJogoCerto, será realizada uma oficina de bituqueiras. A proposta e oferecer à população alternativas para carregar a sua bituca até que encontre um local correto de descarte. A oficina será ministrada pela organização Mundo SEM Bitucas e não será preciso realizar inscrição prévia. Bastar estar no local com 15 minutos de antecedência.

Coleta de óleo

O pessoal da Verde Vida estará na Sumaré falando sobre o impacto do óleo de cozinha usado descartado no meio ambiente e também coletando o material no local.

Coleta de vidros

A empresa Tampec instalará um ponto de coleta de vidros para reciclagem.

Educação ambiental e informações sobre os serviços da Secretaria do Verde

A SVMA – Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, por intermédio da Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste 1- DGD CO1 irá explanar sobre quais as espécies de mudas nativas podem ser doadas pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e quais procedimentos para que os cidadãos possam retirar mudas de doação nos Viveiros. Alguns exemplares serão expostos para demonstração. Os servidores do DGD CO1 também irão explicar e tirar dúvidas sobre o trabalho realizado das Coordenadorias de Fiscalização, Biodiversidade e Educação Ambiental, além de distribuição de materiais informativos.

Feira orgânica e vegana

A Quitandinha realizará uma feira para venda de produtos orgânicos e veganos.

11h às 12h –  Trupe Baião de Dois

É uma trupe que leva ao público a integração do circo, da dança, da música e literatura da cultura popular de forma a propiciar um resgate da memória afetiva ligada às suas próprias referências desencadeando sentimentos nostálgicos. Com base nas linguagens de acrobacia, perna-de-pau, números aéreos e danças populares, a Trupe já se apresentou em diversos espaços do Brasil. Formação: Rachel Monteiro e Guilherme Ribeiro.

12h às 13h – Banda Integrantes

Com músicos experientes e criativos, a Banda Integrantes vem trazendo o que de melhor o público espera, uma mistura de MPB e Rock com arranjos únicos e inusitados. A banda teve início nos primeiros meses de 2018 com o intuito de gravar músicas autorais e se apresentar em casas de show e bares de São Paulo, com repertório eclético, que passa pela MPB, o melhor do Pop Rock e músicas autorais.

Saiba mais sobre a Virada Sustentável em viradasustentavel.org.br.

Acesse aqui o evento Sumaré Sustentável no Facebook.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 13 de agosto de 2019

Comments are closed.

X