Mandato da Vereadora Soninha Francine

O Dia Mundial sem Carro e Novos Bicicletários pela cidade | 22/09/2019

23 de setembro de 2019

Por EuPedalo.Com.Br

Desde quando comecei a escrever no blog uma das primeiras coisas que pensei foi na importância de existir infraestrutura na cidade que incentive a população no uso da bicicleta como principal meio de transporte.

Hoje é o dia Mundial sem Carro e, pra mim, não tem maneira melhor de se comemorar do que: 1) Pedalando e 2) Encontrando novos bicicletários pela cidade. Entre os dias 06 e 21 de setembro, apesar de não ter nenhuma publicação nova aqui no site, encontrei três novos bicicletários em São José do Rio Preto/SP. Todos já foram devidamente mapeados e você pode conferir aqui.

Antes de falar sobre os bicicletários novos, achei importante falar sobre o que é o Dia Mundial sem Carro. É um dia de conscientização? É apenas mais uma data sem o menor sentido? Vamos conhecer um pouco mais abaixo:

Dia Mundial SEM Carro

De acordo com a Wikipedia, trata-se de uma data internacional que foi criada com o objetivo de propor uma reflexão sobre o uso inconsciente e excessivo do carro como meio de transporte.

Como muito bem tratado na reportagem do jornalista Fred Melo Paiva, em seu canal Cidade Ocupada, seriam os carros pragas urbanas? Veja abaixo:

Em 1997, na França, o dia 22 de setembro foi marcado como o Dia Sem Carro e, após essa data, diversos outros países aderiram a importância dessa reflexão. Nesse dia, também é sugerido que as pessoas tentem mudar o comportamento padrão em utilizar o carro para qualquer atividade, como ir na padaria que fica a 2 quadras da sua casa, e fazê-la por uma outra forma de locomoção: seja a pé, de bike, patinete.

No Brasil, mais especificamente na cidade de São Paulo, o ano era 2007 e através de um projeto dos vereadores Soninha (da extinta MTV Brasil) e Chico Macena, foi aprovada a lei 15.035. No projeto, previa a criação de uma rótula em torno do centro da cidade que proibia o uso de veículos automotores na região. Essa parte especificamente, foi vetada pelo então prefeito Gilberto Kassab.

Ainda como vereadora da capital paulista, Soninha defende a Mobilidade Ativa, através do transporte público, bicicleta e caminhadas. Vale a pena conferir o perfil dela no Instagram.

Vindo para os dia de hoje e falando dos novos três bicicletários na cidade, um deles especificamente merece um destaque. O bicicletário do Plaza Avenida Shopping foi criado, coincidentemente após uma reclamação que eu fiz nas redes sociais:

Apesar de não ter tido nenhuma resposta da administração do shopping, aproximadamente 2 meses depois, o bicicletário apareceu por lá e, acredite, sempre tem bicicletas estacionadas por ali:

Os outros dois bicicletários que encontrei são do Posto Universitário (na Avenida Faria Lima e um bicicletário da Corpus Academia e Fisioterapia (localizado na Zona Norte da cidade de Rio Preto). Parabéns aos estabelecimentos que estão instalando novos bicicletários por aí.

Como será o Dia Mundial Sem Carro pra você? 🙂

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 23 de setembro de 2019

Comments are closed.

X