Mandato da Vereadora Soninha Francine

Soninha é relatora de subcomissão do Novo Rio Pinheiros

1 de outubro de 2019

A Soninha foi eleita hoje (1º) relatora da Subcomissão de estudos criada para fiscalizar o andamento das obras do projeto Novo Rio Pinheiros, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que pretende, até 2020, limpar o rio. A Subcomissão foi proposta pelo vereador Xexéu Tripoli (PV) – eleito presidente – e está ligada à Comissão Extraordinária de Meio Ambiente e Direito dos Animais. 

Para iniciar as discussões, foram aprovados vários requerimentos, apresentados pelo vereador Xexéu, que convidam para a próxima reunião os secretários municipais de Habitação, Desenvolvimento Urbano, Verde e Meio Ambiente, além do presidente da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) e do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Na avaliação de Tripoli, mesmo que seja inciativa estadual, é essencial que a administração municipal participe.

“Despoluir o rio Pinheiros envolve quase todas as secretarias municipais, porque está dentro da nossa cidade. Precisamos conhecer o projeto para que o Legislativo e o Executivo municipal possam colaborar, assim poderemos entregar um rio limpo à população em breve”.

Soninha também apresentou alguns requerimentos, convidando representantes da Sabesp, EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.) e FMSAI (Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura), para debater o Novo Rio Pinheiros.

Ela reforçou a necessidade de discutir o projeto com a Secretaria Municipal de Habitação.

“Para que haja intervenções na bacia do rio Pinheiros, é preciso fazer operações na área de habitação, porque há muitas pessoas ocupando essas regiões de maneira indevida, vivendo de maneira insalubre, precária, em cima dos leitos dos córregos”.

A estimativa é que centenas de munícipes sejam afetados, já que, pelo menos 3,3 milhões de pessoas vivem próximas às sub-bacias do rio, que receberão intervenções para entrega de serviço de coleta e tratamento de esgoto. De acordo com a vereadora, será fundamental a presença de representantes do FMSAI durante os trabalhos da subcomissão de estudos, para discutir quais medidas serão adotadas para dar assistência às pessoas que vivem na região.

Veja a matéria da TV Câmara:

 
*Com informações do site da Câmara Municipal de São Paulo.

São Paulo, 1º/10/2019.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 2 de outubro de 2019

Comments are closed.

X