Mandato da Vereadora Soninha Francine

HomeInstagramNotíciasPPS

#Cidadania23 – Lugar de Mulher é na Política

26 de novembro de 2019

No próximo sábado, dia 30, a Soninha estará em Cidade Tiradentes, no extremo Leste de São Paulo, para um bate-papo sobre a participação feminina na política. O encontro é promovido pela Secretaria Executiva de Mulheres do Cidadania.

Participarão também a socióloga e especialista em gênero, Irina Cezar, a Karin Vervuurt e a Letícia Medeiros, fundadoras do projeto #ElasNoPoder, que apresentarão o material Campanha de Mulher: O Manual. Trata-se de um conteúdo livre, produzido pela ONG para dar a mulheres orientações sobre como iniciar uma carreira na política.

No Brasil, apesar de serem 52% do eleitorado, as mulheres ainda são sub representadas. Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, um relatório da Organização das Nações Unidas e da União Interparlamentar divulgado no início deste ano, no ranking de representatividade feminina no Parlamento, o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados, com 15% de participação de mulheres. São 77 deputadas em um total de 513 cadeiras na Câmara, e somente 12 senadoras entre os 81 eleitos.

Já no ranking de representatividade feminina no governo, o Brasil ocupa apenas a posição 149 em um total de 188 países. O governo atual tem somente 9% de representatividade feminina, com apenas duas mulheres entre os 22 ministros. A média mundial é de 20,7%.

PROGRAMAÇÃO

9h – Café de Boas-Vindas

9h15 – Abertura

Mariana Rocha, secretaria nacional de mulheres do Cidadania

Ellen Cursino, secretária estadual de Mulheres do Cidadania de São Paulo

Marluce Maria, secretária municipal de Mulheres do Cidadania de São Paulo

9h 30 – Palestra Mulheres no Século XXI – O Desafio de Empreender na Política

Irina Cezar – Socióloga e especialista em gênero

10h – Apresentação – Campanha de Mulher: O Manual

Karin Vervuurt e Letícia Medeiros, fundadora do projeto #ElasNoPoder

10h45 – Mulheres na política: vida real

Vereadora Soninha Francine

11h15 – Debate com a plateia

12h – Encerramento

SERVIÇO

Bate-papo #Cidadania23 – Lugar de Mulher é na Política

Quando: 30 de novembro, das 9h às 12h

Onde: Salão da Igreja Assembleia de Deus Restauração de Israel

Endereço: Rua Álvaro Borges dos Reis, nº 01 – Jardim Pérola 2 – Cidade Tiradentes

SOBRE AS PALESTRANTES

Soninha Francine

Soninha Francine foi vereadora em São Paulo (2005-2008), duas vezes candidata à Prefeitura de São Paulo e subprefeita da Lapa (2009). No Estado, Soninha foi Superintendente da SUTACO e Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual. Foi Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (jan-abril/2017) e atualmente exerce seu segundo mandato como vereadora, pelo Cidadania.

Irina Cezar

Irina Cezar possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e é mestra em Administração Pública pela FGV – EAESP, especialista em empoderamento econômico de mulheres. Tem experiência em Políticas Públicas e Assessoria Parlamentar, com especial interesse nas áreas de Gênero, Microcrédito, Economia Solidária e Empreendedorismo. Émembro do RenovaBr, líder RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e foi cofundadora do grupo “Mulheres da RAPS”. Atualmente é Gerente de Relações Governamentais para o sul do Brasil em multinacional de T.I. Acredita que a Inovação e Tecnologia são ferramentas para a redução de desigualdades sociais.

Karin Vervuurt

Socióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em ciência política pela Universidade de Brasília. Atua como pesquisadora nas áreas de psicologia política, comportamento eleitoral e opinião pública. É, também, co-criadora do projeto #ElasNoPoder, que dá assessoria estratégica para campanhas eleitorais femininas, tendo trabalhado na campanha de Marina Silva e sócia-fundadora da empresa Methods – Inteligência de Dados que desenvolve pesquisas de opinião pública, eleitorais e de mercado.

Letícia Medeiros

Cientista política e pesquisadora formada na Universidade de Brasília. Atua, desde 2010, na realização de pesquisas eleitorais, pesquisas parlamentares, pesquisas de mercado e pesquisas de imagem e reputação. Também é consultora em campanhas eleitorais, através do projeto #ElasNoPoder, tendo participado de diversas campanhas em estados brasileiros, inclusive na campanha presidencial de Marina Silva. É sócia-fundadora na empresa de pesquisa Methods – Inteligência de dados.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 26 de novembro de 2019

Comments are closed.

X