Mandato da Vereadora Soninha Francine

Câmara sedia seminário sobre experiências internacionais na educação

28 de novembro de 2019

Nesta segunda-feira, dia 25, o Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo recebeu mais de 200 professores da rede pública, interessados em saber como outros países estão revolucionando seus sistemas educacionais.

O Seminário Experiências Internacionais na Educação Básica e Fundamental foi uma iniciativa da Comissão de Relações Internacionais da Câmara, em parceria com a Frente Parlamentar Brasil, China, Coreia e Japão, presidida pela Soninha, e a Escola do Parlamento.

Experiências

No encontro foram apresentadas iniciativas e modelos de educação da China, Coreia do Sul, Japão, Finlândia e Itália.

Os presentes puderam saber mais, por exemplo, sobre o sistema extremamente competitivo adotado na China, em que os alunos moram nas escolas por longos períodos e fazem provas para que possam escolher instituições de ensino médio e universidades de melhor qualidade.

Na Coreia do Sul, o destaque foi para o uso crescente da tecnologia, com a adoção cada vez mais frequente de aulas virtuais e educação à distância.

Na apresentação sobre a metodologia finlandesa, a aplicação das plataformas de gameficação foram citadas como um meio de engajar e estimular os alunos.

Já no Japão, a ênfase foi para o desenvolvimento de habilidades como o respeito à coletividade e o compartilhamento de funções, como a limpeza das escolas e outros ambientes de convivência dos alunos.

Em relação à Itália, foi apresentado o case da província de Reggio Emilia, que, após a segunda guerra mundial e com a união de toda a comunidade, reconstruiu escolas e reestruturou a educação básica, com base nas ideias do do pedagogo Loris Malaguzzi, centradas nas habilidades das crianças e nas teorias psicopedagógicas de Jean Piaget e Maria Montessori, entre outros.

Objetivos

Para a Soninha, apesar dos países estarem inseridos em contextos diferentes do brasileiro, a troca de conhecimento é importante e pode ser inspiradora.

“É óbvio que com as condições econômicas dos países, nem tudo é transferível, até por questões estruturais. Mas eu tenho certeza de que muito do que foi conhecido aqui pode ser utilizado como referência para as escolas de São Paulo.”

Confira a matéria da TV Câmara sobre o encontro:

 

Veja as fotos do Seminário:

 

Acesse as apresentações dos palestrantes:

  • Dra. Xiaoshu Zhu – Diretora do Instituto Confúcio/China – clique aqui
  • Professor Jungmin OH | Diretor do Centro de Educação Coreana em São Paulo e membro do Ministério da Educação da Coreia do Sul clique aqui 
  • Professora Mayumi Kawamura | Sócia e Diretora do Colégio Oshiman/Japão clique aqui 
  • Pasi Loman | Diretor Seppo Brasil/Finlândia clique aqui

Assista à íntegra do evento:









 
 

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 29 de novembro de 2019

Comments are closed.

X