Mandato da Vereadora Soninha Francine

3 de dezembro – Dia de Doar

2 de dezembro de 2019

O brasileiro vive importando celebrações de outras culturas, geralmente focadas em consumo (quem nem ao menos pensou em comprar nada na black friday, que atire a primeira pedra). Mas hoje, 3 de dezembro, é dia de ‘copiar’ uma tradição bem mais bacana: o Dia de Doar.

O Giving Tuesday (terça-feira de doação, em inglês), ocorre desde 2012, sempre na primeira terça-feira depois do Thanks Giving (Dia de Ação de Graças). A ideia é bem simples: doe tempo, dinheiro, trabalho ou o que puder doar!

A gente apoia MUITO essa proposta e tem aqui algumas sugestões de iniciativas merecem a sua doação:

ONG Alquimia

Nasceu em 2002 e realiza atividades socioeducativas gratuitas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade da região do Jardim Aeroporto, Zona Sul de São Paulo. Atualmente são 111 atendidos com educação infantil e complementação pedagógica no contraturno, tudo baseado na pedagogia Waldorf e nos princípios da Antroposofia, ciência espiritual desenvolvida pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner.

Eles mantém suas atividades exclusivamente com doações, que podem ser feitas em dinheiro, ou livros infanto-juvenis, brinquedos, roupas e sapatos em bom estado, produtos de limpeza e alimentos. Clica aqui para ajudar.

Centro Comunitário Ludovico Pavoni

É uma Organização Não Governamental – ONG fundada em 1999, para atender crianças e adolescentes dos bairros Real Parque e Jardim Panorama, na Zona Sul de São Paulo. Atualmente, o Centro atende 182 crianças de 4 a 13 anos, alunas de escolas públicas, e tem mais de 200 na fila de espera por uma vaga.

São oferecidas atividades como aulas de música, inglês e esportes, adotando como filosofia a pedagogia VVP, baseada em valores, virtudes e princípios, com foco principal no desenvolvimento da autonomia e da cidadania. As crianças e adolescentes são atendidos no contraturno escolar.

Eles também viabilizam suas atividade só com doações. Pode ser dinheiro, roupas, brinquedos, calçados, móveis, eletrodomésticos, enfim, qualquer tipo de colaboração. Os objetos recebidos são destinados à venda em bazares por preços baixos e a renda é revertida e usada integralmente na manutenção e funcionamento do Centro.  Assista no vídeo um pouco do trabalho deles e clica aqui para saber como ajudar.

Centro Assistencial Cruz de Malta

Foi fundado em 1956 em São Paulo e atua na região do Parque do Jabaquara, na Zona Sul da Cidade. A organização é parte da Ordem de Malta, inciativa de ajuda humanitária com atuação em 160 países. Aqui na capital paulista, eles oferecem formações para jovens e adultos, atividades socioeducativas, serviços de saúde, creche, atendimento para crianças no contraturno escolar, cultura e esporte. São centenas de ações todos os meses, viabilizadas com parcerias e doações. Você pode ajudar doando dinheiro ou materiais, apadrinhando uma criança, ou ainda sendo um voluntário. Clica aqui para saber mais.

Centro dos Hemofílicos Estado São Paulo

É uma associação beneficente que atende portadores de hemofilia, uma patologia que provoca desordem no mecanismo de coagulação do sangue, podendo resultar em incontroláveis hemorragias. Foi criada em 1966 por pais e amigos de hemofílicos e atualmente presta, mensalmente, cerca de 300 atendimentos em psicologia, fisioterapia, atividades culturais, reforço escolar, além de hospedagem de pacientes de outras cidades, que precisam via à capital fazer o tratamento. Você pode contribuir doando roupas, brinquedos, alimentos ou dinheiro. Clique aqui para saber como. Outra forma de colaborar é doando sangue em instituições como a Fundação Pro-Sangue ou o Hemocentro da Santa Casa. Assista ao vídeo da à campanha de arrecadação do CHESP.

Instituto Gabi

Criado em 2001 pelo casal Iracema e Francisco Sogari, em homenagem a sua filha, Gabriele, que faleceu aos seis anos. Desde então eles atendem, de forma voluntária, crianças e adolescentes com deficiência em situação de vulnerabilidade social. São oferecidas atividades de educação e cultura, no contraturno escolar. Eles recebem doações em dinheiro e também itens, para venda no bazar, como roupas, calçados, acessórios, utensílios diversos, brinquedos, materiais de limpeza, higiene pessoal, pedagógicos e papelaria, entre outros. Você pode também ser um voluntário do projeto.  Clica aqui para saber mais.

 Fundação Porta Aberta

É uma Organização Não governamental – ONG, que atua desde 2013 realizando atividades de reinserção social e profissional de pessoas em tratamento de uso abusivo de álcool e outras drogas, ou em situações de extrema vulnerabilidade social. Atualmente possui três sedes em São Paulo, no Campo belo, Aclimação e Centro, onde oferece cursos profissionalizantes e formação pessoal de preparo para o mercado de trabalho e cidadania. Veja aqui como ajudar.

Saiba mais aqui sobre a campanha Dia de Doar.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 3 de dezembro de 2019

Comments are closed.

X