Mandato da Vereadora Soninha Francine

11/12/2019 – Orçamento, Comissão, Mulheres, projetos…

11 de dezembro de 2019

1 minuto de silêncio

A Soninha Francine pediu, no início da sessão plenária, um minuto de silêncio em homenagem ao Claudio Milz, ativista social e ambiental de longa e bela história, que muito colaborou nas questões do Parque dos Búfalos, que ela acompanha. Ele faleceu hoje.

Sessão Plenária

Foi aprovado, por 40 votos a 10, o PL 647/2019, de autoria do Executivo, que estima receita e fixa a despesa do município de São Paulo para o exercício de 2020. Soninha votou “favorável com restrições” na Comissão de Finanças, porque “é impossível concordar com tudo”… A Soninha também falou hoje, em aparte e no Pequeno Expediente, sobre o novo programa de habitação social da Prefeitura, explicou alguns pontos do Orçamento 2020 relacionados ao transporte público e a necessidade de se discutir a realização de pancadões e alternativas de lazer e bem estar para a juventude da periferia (tema da reunião da Comissão da Criança e Adolescente amanhã). 

Pedido de informações

Um requerimento da vereadora Soninha que solicita informações sobre o cumprimento do Decreto 57.146/2016 foi aprovado na Comissão de Finanças e Orçamento. Ele dispões sobre o Programa Ruas de Memória, que prevê mudança no nome de ruas e equipamentos públicos que homenageiem pessoas, datas ou fatos associados a graves violações aos Direitos Humanos.

Plano Municipal de Cultura

A Soninha presidiu a última reunião do ano da Subcomissão que discute o Plano Municipal de Cultura. Hoje foram discutidos o orçamento e proposta para os trabalhos em 2020: análise do PL do Conselho Municipal de Política Cultural e construção coletiva de roteiro para a Conferência Municipal de Cultura.

Localização do SAMU em tempo real e alimentação segura

Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Projeto de Lei 397/2019 da Soninha, que obriga a Prefeitura a disponibilizar em tempo real a localização das viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi aprovado.

A Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, também aprovou o Projeto de Lei 228/2019 de autoria da Soninha, que dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgar o valor calórico, presença de glúten e lactose nos alimentos oferecidos em estabelecimentos da cidade.

Ambos seguem a tramitação pela Câmara até serem votados em plenário.

Soninha no TCC

A Natalia de Souza veio contar que seu TCC foi nota 10! Ela se formou em jornalismo na FIAM-FAAM e o trabalho de conclusão de curso foi sobre a participação das mulheres na política, que resultou no livro “Privilégio ou luta?” que conta a história de 4 mulheres importantes na política. A Soninha é uma delas.

Prevenção da violência

Recebemos representantes da Inovaction para dar continuidade em um projeto conjunto de realização de uma Inovathon (maratona de inovação) com temas ligados à violência contra a mulher. A previsão é que em março do ano que vem, aconteçam  exposição, palestras e novas soluções que melhorem a vida das mulheres na cidade de São Paulo. Acompanhem a gente para saber dos andamentos.

Melhorando a periferia

A  Comunidade Jardim da Felicidade, no Jardim Ibirapuera (zona sul) recebeu a #EquipeSoninha para discutir a criação de hortas comunitárias, instalação do ponto de reciclagem de vidro e a ida do programa Rua da Gente para o local. Bacana!

Ontem teve também…

Conversa sobre política

O Mario, do MBL – Movimento Brasil Livre, veio conversar com a Soninha (e outros parlamentares e lideranças políticas, independente de partidos), para pedir apoio na tramitação do PL 539/2019, que trata de liberdade econômica e desburocratização de processos na Prefeitura de São Paulo. Ela vai estudar o texto e deixou as “portas” abertas para debates, trocas de experiências, palestras e outras formas de colaboração.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 11 de dezembro de 2019

Comments are closed.

X