Mandato da Vereadora Soninha Francine

Câmara mais sustentável

17 de dezembro de 2019

A Câmara Municipal de São Paulo tem mais de dois mil funcionários, além de um tantão de gente circulando todos os dias, em reuniões e eventos. Já pensou quanto impacto isso pode gerar? É muita água, copo plástico (esse era – mais embaixo a gente explica), papel… enfim, recurso natural consumido e resíduo gerado até!

Pensando em tornar a estrutura e os processos mais sustentáveis e menos impactantes, a Câmara criou em 2018 o Comitê Permanente de Acompanhamento, Análise e Gestão de Políticas e Ações de Sustentabilidade Ambiental – concisamente Comitê de Sustentabilidade Ambiental. A Soninha foi uma grande defensora e articuladora, porque “azucrinava” os responsáveis pela administração com suas ideias. Concluiu que não era a única “chata” e conseguiu envolver mais gente. E o nosso mandato participa ativamente, por meio do nosso representante por lá, o Rafael Magueta.

Após um ano de atividades, o Comitê soma alguns resultados bem significativos:

  • Redução da utilização de copos descartáveis de plástico de uso único, tanto para água quanto para café, até a completa cessação de compra.  Para os funcionários, conscientização e incentivo para que tenham suas próprias canecas e/ou copos; para os visitantes, disponibilização de copos de uso único de papel.
  • Redução da compra de água mineral engarrafada, com instalação de bebedouros que possibilitam o seu uso sem copo.
  • Implantação do Processo Administrativo Digital, economizando MUITO papel.
  • Instalação de sensor de presença nas áreas comuns para economia de energia.
  • Troca de todas as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, que consomem menos energia.
  • Separação dos resíduos em três sacos diferenciados por cor: azul para papel, vermelho para os demais resíduos recicláveis e preto para os resíduos orgânicos.

Mais detalhes sobre estas e outras medidas adotadas pelo Comitê, e seus resultados, podem ser consultados no Relatório Anual de Resultados.

Veja algumas campanhas que foram veiculas nas mídias internas:

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 18 de dezembro de 2019

Comments are closed.

X