Mandato da Vereadora Soninha Francine

Estampar e mudar vidas – e de vida

19 de dezembro de 2019

Aprender a estampar uma camiseta. Estampar várias camisetas. Vender as camisetas na rua, com direito a cobrar em cartão de crédito ou débito.

É uma jornada que pode parecer simples, mas para o pessoal da oficina de estamparia do Centro de Inclusão pela Arte, Cultura, Trabalho e Educação (CISARTE) pode ser a ponte para a mudança de vida e reconquista da autonomia e dignidade. A capacitação é oferecida a pessoas em situação de rua pelo professor Franco Chiarello, em parceria com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (UNISOL Brasil) e com recursos de emenda parlamentar destinados pelo mandato da vereadora Soninha Francine.

As oficinas começaram em novembro e, desde então, cerca de 40 alunos já aprenderam a técnica de serigrafia. Eles criaram até uma marca própria: a Digital da Rua.

Cada camiseta é vendida por, em média, R$ 40,00 nas ruas da cidade de São Paulo. Metade do valor fica para a compra de mais material e manutenção da oficina, e a outra fica para o vendedor. Assim, eles vão recuperando a autonomia, compram o próprio alimento e podem deixar de dormir nas ruas e centros de acolhida.

Olha só o exemplo do Zé Soares Sobrinho:

Visita e continuidade

Na visita à oficina, a Soninha amou o que viu! Ela ganhou uma camiseta que foi perfeita para o dia, já que em seguida ela iria apresentar o relatório final do Comitê de Chuvas e Enchentes da Câmara Municipal de São Paulo. Já ficou tudo acertado para a continuidade da atividade em 2020. Para mais informações sobre como participar entre em contato com o CISARTE no (11) 3286-0107, ou vá pessoalmente ao Viaduto Pedroso, 111 – Bela Vista – São Paulo – SP.

Veja as fotos da oficina:

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 19 de dezembro de 2019

Comments are closed.

X