Mandato da Vereadora Soninha Francine

Mandato da Soninha fez a primeira reunião por menos bitucas no chão

6 de fevereiro de 2020

Bitucas de cigarro descartadas pelo chão são um problema que há tempos inquieta a vereadora Soninha. Desde o início do mandato, já foram realizadas diversas ações e, sempre que pode, a própria vereadora vai à caça, em mutirões de coleta de bitucas nas ruas e nas praias.

Em novembro do ano passado, por requerimento dela, foi realizado na Comissão de Meio Ambiente e Direitos dos Animais o “Seminário “Bitucas de Cigarro – Cenários, Problemas e Soluções” (veja aqui a matéria). Os participantes foram convidados a formar um Grupo de Trabalho que se reúne periodicamente para pensar (e ajudar a executar) propostas práticas para o descarte correto de bitucas nas ruas da cidade. O Grupo de Trabalho sobre Bitucas de Cigarro – GT Bitucas, se reuniu pela primeira vez neste 06 de janeiro na Câmara Municipal de São Paulo.

O GT é uma iniciativa do Movimento Mundo Sem Bitucas – MSB e conta com o apoio do mandato. A Natália Zafra Goettlicher, idealizadora do MSB, fez uma apresentação sobre o problema e destacou a urgência do trabalho coletivo.

“O Mundo SEM Bitucas nasceu do incômodo de ver a quantidade de bitucas de cigarro no chão da cidade de São Paulo como uma forma de contaminação do que é nosso, e não necessariamente como proibição do fumo em si. Portanto, por acreditar no poder da rede e no diálogo entre os setores, o desejo é que juntos possamos chegar em uma solução viável, pensando não somente na questão da saúde humana, mas também na saúde ambiental e pública para alcançarmos cidades que realmente promovem o desenvolvimento sustentável respeitando a todos.”

O debate que aconteceu em seguida teve o objetivo de elencar prioridades para o trabalho do grupo. Entre os aspectos que serão priorizados estão: sistematização de legislações e campanhas de educação ambiental e conscientização. Em sua fala de encerramento, Natália ressaltou a importância da iniciativa.

“Fico feliz de ver este GT se concretizar com o apoio da vereadora Soninha e termos hoje representantes de todos os setores envolvidos na problemática do descarte inadequado da bituca de cigarro. Vejo como um primeiro passo para a abertura do diálogo entre os setores e cocriação de uma solução viável para a cidade de São Paulo de forma pioneira.”

O GT bitucas se reunirá mensalmente na Câmara Municipal de São Paulo e as reuniões serão sempre abertas a todos interessados em contribuir. O próximo encontro será no dia 5 de março, das 10h às 12h, na Sala Tiradentes – 8º andar.

Participantes

Participaram da primeira reunião do GT Bitucas: vereadora Soninha Francine e equipe do mandato; movimento Mundo Sem Bitucas; pesquisadores da Universidade Estadual Paulista – UNESP e Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP; empresa Coletor Ambiental;  movimento SP Sem Lixo; startup Baanko; Associação Brasileira da Indústria do Fumo – ABIFUMO; consultoria Caité e representantes da sociedade civil.

Veja as fotos da reunião

Acesse aqui a apresentação feita pelo Mundo Sem Bitucas.

 

 

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 7 de fevereiro de 2020

Comments are closed.

X