Mandato da Vereadora Soninha Francine

BlogHome

Blog: “Não é a melhor hora para falar disso… Mas não tem hora boa para falar disso”

16 de abril de 2020

“Não é a melhor hora para falar disso…

Mas não tem hora boa para falar disso.

Sabe a frase: “Sabe quem morreu? …….”. Nas próximas semanas, você vai ouvir isso muitas vezes, e a lacuna vai ser preenchida com mais de um nome conhecido. Dezenas, talvez. Maria, João, o pai do Pedro, a mãe da Ana, o tio do José, a irmã de Joana.

Eu ficava abismada quando a Itália tinha 400 mortos por dia. 400! Quase duas vezes a tragédia de Brumadinho. No dia seguinte, de novo. Depois passou para 600. 700. 900 pessoas em um dia.

Espanha também.

Nova York também.

Qual nossa vantagem em relação a eles? Começamos o distanciamento com mais antecedência, construímos hospitais de campanha antes da explosão de casos, aprendemos com os erros de outros, somos incrivelmente criativos.

Nossa desvantagem: temos um presidente que desdenha do perigo (bom, alguém que acha que radar de velocidade não tem de existir). Temos uma desigualdade brutal e milhões de pessoas muito pobres, com baixo consumo de nutrientes e de informações confiáveis. Pessoas que moram em condições sanitárias pavorosas, que dividem poucos metros quadrados por muitos conviventes, sem ventilação, sem banheiro decente, sem ao menos uma cama por pessoa.

Itália, Espanha, Nova York sepultaram centenas de pessoas por dia, dia após dia.

Meu coração sofreu um aperto hoje à tarde pensando que é o que podemos ter de enfrentar daqui a uns dias também.

#Oraçõespelomundo #Pandemia #Covid19 #Ficaemcasa #laveasmãos #distanciamentosocial #saúde #cuidados #responsabilidade #solidariedade #respeito #ciência #educação #assistenciasocial #moradia #urbanismo #saneamento #pobreza #desigualdade #saoPaulo

Om Mani Padme Hung”

Por Soninha Francine
CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 16 de abril de 2020

Comments are closed.

X