Mandato da Vereadora Soninha Francine

Laboratórios públicos promovem atividades para fazer em casa

27 de abril de 2020

Bolsas feitas de plástico descartável, labirintos de papelão e absorventes reutilizáveis, com tutoriais online de como produzi-los, sem sair de casa e gratuitos, com vídeos para tirar as dúvidas. É a campanha #Fazendoemcasa, promovida pela rede FAB LAB LIVRE SP, conjunto de laboratórios públicos de fabricação digital da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).

 “Nesse momento em que os cidadãos e cidadãs devem permanecer em suas casas, contribuindo com o isolamento social, estamos disponibilizando conteúdo de fabricação digital e tecnologia para pessoas de várias idades construírem seus próprios produtos com materiais acessíveis”, destaca o secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós.
Os tutoriais são publicados nas páginas do Facebook e do Instagram dos Fab Labs, com atividades para todas as idades. Na última sexta-feira (17) foi  postado tutorial de rolhogravuras, que transforma rolhas de vinho em carimbos.Nesta sexta-feira (24), tem labirinto de papelão. A brincadeira começa na construção, que usa uma placa e tiras do material. Depois de montado, pode ser modificado para que o desafio — fazer uma bolinha de gude passar pelos buracos — fique mais interessante.
“Para o desenvolvimento do projeto do Labirinto decidimos, depois de pesquisas, que o papelão seria a base. Procuramos produtos que poderiam ser fabricados a partir do papelão e, então, chegamos em um consenso de que o labirinto seria um projeto divertido e fácil de se fazer em casa”, afirma o técnico do Fab Lab Daniel Menezes, que montou o tutorial junto com o colega Andrew Santos.

“O Fab Lab quer continuar estimulando a criatividade e a autonomia das pessoas, oferecendo atividades para que possam se distrair e continuar aprendendo”, diz Maitê Sanches, diretora da rede.

O trabalho dos laboratórios segue em outras frentes. A rede FAB LAB LIVRE SP está produzindo equipamentos de produção individual e segue ajustando os projetos para aumentar o ritmo.
Fonte: Prefeitura de São Paulo
CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 27 de abril de 2020

Comments are closed.

X