Mandato da Vereadora Soninha Francine

Prefeitura promove a primeira edição do Torneio Online de Xadrez

3 de junho de 2020

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral (COCEU) realiza, a partir de quinta-feira (4), a primeira edição do Torneio de Xadrez Online da Rede Municipal de Ensino. Os interessados podem se inscrever na competição até as 18h desta quarta-feira (3).

A iniciativa, promovida pelo Programa Jogos de Tabuleiros da SME, visa incentivar a participação dos estudantes enxadristas da Rede Municipal a jogarem xadrez de forma virtual com alunos de outras unidades municipais, por meio de um site especializado no oferecimento desta prática: Chess (Xadrez). Até o momento, mais de 350 estudantes estão inscritos.

Procedimentos para participação no Torneio:

  • É necessário que o estudante da rede municipal faça a inscrição neste link (abre link externo). Após a inscrição, receberá um convite individual no próprio site do https://www.chess.com/pt-BR (abre link externo). Somente após validar esse convite o estudante garantirá a sua participação no torneio;
  • A competição iniciará em 4 de junho, a partir das 5h. É um torneio que durará meses, já que cada jogador terá até 24 horas para realizar o seu lance. As inscrições serão aceitas até às 18h do dia 3 de junho. Após o início da competição, não será possível adicionar jogadores;
  • O ritmo de jogo terá duração de um dia, ou seja, cada lance deve ser feito em até 24 horas. Mais lances podem ser feitos nesse período. Caso o jogador não o faça, acarretará derrota por tempo;
  • Os inscritos serão divididos em grupos de até cinco jogadores, onde jogarão entre si por duas vezes: uma com peças brancas e outra com as pretas;
  • Os inscritos jogarão até oito partidas simultaneamente;
  • O torneio durará o tempo que for necessário para a sua finalização;
  • Os dez primeiros colocados receberão medalhas que serão encaminhadas às escolas quando houver o retorno presencial das aulas.

Para uma pessoa de fora acompanhar o torneio, basta possuir cadastro no site chess.com e realizar uma busca pelo “TORNEIO ONLINE DE XADREZ DA SME-SP” na pasta “TORNEIOS”.

Outras iniciativas

Paralelo ao torneio, está sendo promovida a Gincana do Xadrez, trata-se de problemas elaborados no jogo, com cinco níveis de dificuldade, onde os estudantes acessam um link, visualizam os desafios e respondem, podendo ganhar pontuação pelos acertos. Os estudantes com as maiores pontuações ao final dos cinco níveis serão premiados.

Outra ação realizada no dia 28 maio foi o envio de um material de apoio às Diretorias Regionais de Educação e as Unidades Educacionais. Trata-se de um “Caderno digital com Propostas de Atividades para quatro jogos de tabuleiros: Xadrez, Mancala Awelé, Go e Jogo da Onça”, para que professores e estudantes interessados possam estudar e praticar no período de isolamento social.

O material tem por objetivo propor atividades online aos estudantes nesse período de afastamento social, com os quatro jogos que integram o Programa Jogos de Tabuleiro. Entre as atividades propostas estão torneios, festivais e concursos. Nesse link, você terá acesso ao material para consulta e download gratuito.

Xadrez da Rede Municipal de Ensino – A prática do Xadrez foi iniciada nas escolas paulistanas em 1994, se consolidou com o programa Xadrez Movimento Educativo e, atualmente, faz parte do Programa Jogos de Tabuleiro, uma das ações pedagógicas que mais envolve estudantes nas unidades educacionais do município.

Os torneios presenciais acontecem, anualmente, entre os meses de abril a junho (Xadrez por Equipes) e agosto a novembro (Xadrez Individual). No ano de 2019 tivemos cerca de 10 mil participantes no Festival por Equipes e 17 mil participantes no Festival Individual.

Em 2020, a expectativa era de aumento no número de participantes. Devido a todas as mudanças, o programa está em fase de ensino e apropriação dos canais online por parte de professores e estudantes. A expectativa é que, a partir de setembro, possam ser realizados grandes torneios de maneira virtual.

Programa Jogos de Tabuleiro – Além do xadrez, que tem origem europeia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, procura valorizar jogos de tabuleiro provenientes de diversas culturas. A proposta é abordar a história e cultura dos povos de quatro continentes a partir dos seguintes jogos: Xadrez (Europa), Mancala Awelé (África), Jogo da Onça (América) e o Jogo de Go (Ásia).

Fonte: site da Prefeitura
CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 3 de junho de 2020

Comments are closed.

X