Mandato da Vereadora Soninha Francine

Soninha sugere reciclagem de bitucas de cigarro

30 de julho de 2020

Durante a Comissão de Finanças e Orçamento desta quarta-feira, que debateu 10 Projetos de Lei (PLs) em tramitação na Câmara Municipal, a vereadora Soninha Francine defendeu que um projeto que pune quem descartar bitucas de cigarro de forma incorreta seja ainda mais abrangente.

O PL 499/2019 é de autoria do também vereador Rinaldi Digilio e prevê aplicação de advertência e multa no valor de R$ 500 para quem descartar esses resíduos em ruas ou logradouros públicos.

Soninha afirmou ser favorável à iniciativa de coibir o descarte incorreto de bitucas, mas que a proposta pode ser mais completa. A sugestão da parlamentar é que, além de aumentar o número de locais que sejam obrigados a instalar coletores de bitucas, também seja determinado o envio desse material para a reciclagem.

“A bituca é um lixo que não se dá muita atenção, mas é um lixo tóxico, super poluente de solo e de água, sem falar no risco de queimadas nesse período especialmente”.

Presente à audiência, a representante do movimento Mundo Sem Bitucas, Natália Zafra, disse que o texto do projeto ainda precisa ser mais claro em relação à fiscalização e a destinação correta das bitucas, mas declarou que a proposta é importante para o município. “Com a punição e a necessidade de ter mais cuidado, ajuda bastante na preservação e até nos custos de varrição pública”, afirmou Zafra.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 29 de julho de 2020

Comments are closed.

X