Mandato da Vereadora Soninha Francine

O Gabinete

O que rola no gabinete da Soninha?

Esta sessão do site foi criada para que todos conheçam a composição do gabinete e acompanhem o que cada um dos assessores tem feito pelo mandato e pela cidade.

Composição do Gabinete

Temos cargos “obrigatórios”, fundamentais na assessoria e desempenho das atividades parlamentares. Preferimos definir funções aos nossos colaboradores, mas todos são “assessores” ou “assistentes” ou seja lá quais nomenclaturas devam ter no RH da Administração. O nosso gabinete é composto por:

  • Chefe de Gabinete: de extrema confiança e sintonia com o vereador, que desempenha alguns papeis políticos (tantos quanto o vereador determinar, na verdade) e outros de chefia mesmo, cuidando no dia-a-dia da equipe, do funcionamento do gabinete, das obrigações administrativas da Casa, das prestações de contas. Também é quem representa o vereador em eventos, em reuniões, em atendimentos a pessoas… O nosso chefe de gabinete aqui é o Leonardo
  • Motorista (NÃO TEMOS): o gabinete tem um carro. É um carro de trabalho, com mil possibilidades de uso, mesmo que fique parado boa parte do tempo. Ele pode e é dirigido na maioria das vezes pela própria Soninha, mas assessores devidamente habilitados e com autorização dela também podem dirigir. É usado exclusivamente para serviço do mandato.
  • Assessoria de Comunicação e Relações Públicas: como a Soninha é especialista neste assunto, mas não é apegada a “releases” convencionais, além de usar desde sempre as redes sociais (sabiam que ela é tipo pioneira no twitter, desde 2008?) e não permite que falem por ela, todo conteúdo criado, se não é por ela é pelos assessores com revisão e aprovação dela. Alguns assessores são mais dedicados a reunir informações, fazer a comunicação interna, alimentar o site, as redes, cobrar dela as interações e respostas para o público, etc etc. Esses assessores responsáveis pela prestação de contas do mandato são o Ronaldo Paixão, a Lylian, a Neusa, o Denilson e o Edu.
  • Assessoria Jurídica: não é exagero ter vários assessores, porque o vereador também é relator de dezenas de projetos ao longo do ano; vota a favor ou contra os relatórios de outros vereadores; analisa os projetos do Executivo; propõe, modifica, desarquiva, ufa… Aqui temos os formados em Direito, com experiência nas atividades parlamentares, nas políticas públicas, mas também estagiários que aprendem e ajudam muito, com boa orientação. Tem também a assessoria da Liderança, que acompanha no plenário. A equipe responsável por isso aqui são o Rafael, a Maria Cristina, a Roberta Rosa e as estagiárias Samantha e Débora
  • Assessor de Plenário: é muito importante! Ele faz um  trabalho anterior de análise, vê o que vai entrar na pauta de votações, desce sempre ao plenário com o vereador, ajuda a tomar decisões, presta atenção em algumas coisas que podem escapar ao vereador – questões regimentais, por exemplo. Ele também deve sugerir temas para o pronunciamento (que pode ser de 5 minutos, quando chega a vez do vereador no Pequeno Expediente, ou de 15, no Grande Expediente, com a possibilidade de ser aparteado pelos colegas. Geralmente, a cada 4 ou 5 sessões chega a vez do vereador – sempre por ordem alfabética. Se o quórum estiver baixo, o intervalo diminui. Não é raro. A maioria não faz questão; não vai ou passa a vez). Esse assessor é o Ronaldo Sagres, que fica na sala da Liderança do PPS.
  • Recepção e triagem: é FUNDAMENTAL. Um Gabinete de Vereador, além de receber todo tipo de relação institucional, parece uma mistura de Poupatempo com CVV com INSS com Assistência Social com… Vem gente de tudo quanto é jeito e saber fazer triagem e encaminhamento dos assuntos é muito importante. Tem de ter paciência, inteligência, conhecimento, sensibilidade, firmeza. Saber passar o visitante ou o telefonema para um assessor capaz de encaminhar determinado assunto, ou para o Chefe de Gabinete, ou para o próprio vereador é política também. A responsável por fazer os corretos encaminhamentos na recepção é a Paulinha que lidera as duas estagiárias do ensino médio (manhã e tarde) Jennifer e Larissa.

Assessores por tema, região e colaboradores do mandato:

No nosso gabinete funciona assim:

  • Assessores focados nos temas de Assistência Social e Direitos Humanos – são os responsáveis pelo atendimento às questões relacionadas à população de rua (e à população vulnerável em geral), fiscalização de serviços e equipamentos, levantamento de necessidades, avaliação dos projetos, proposição. Como esse é um dos temas mais caros à Soninha desde sempre, são 3 responsáveis aqui: Márcia, Isabela e Gláucia.
  • Trabalhos nas diversas regiões – quando não são os próprios munícipes que nos informam sobre os serviços e as necessidades das regiões, nossos assessores Christienne, Adelcio, Alexandre e Eliseu nos trazem. Eles participam das reuniões de Conselhos, preparam as demandas que devem ser encaminhadas ao Poder Executivo, nos mantém informados.
  • Agenda e e-mails da Soninha: Quem cuida dessa fila de pedidos de agenda e da logística para que a Soninha consiga não ter de estar em dois lugares ao mesmo tempo são a Lylian e a Paula.
  • Eventos na Casa (Seminários, debates, sessões solenes, etc): Alguém para reservar espaço, fazer os convites, confirmar presenças, tomar todas as providências. Aqui no gabinete, todo mundo tem de aprender a fazer isso. Não há um assessor específico, embora a Neusa seja a responsável por coordenar os agendamentos.

Tarefas eventuais, outros procedimentos:

A assessoria do gabinete da Soninha precisa acompanhar muitos outros assuntos e mantê-la informada, por exemplo:

*Urbanismo: analisar o imenso projeto de revisão do Plano do Diretor;

* Diário Oficial: ler e fazer um resumo diário para informar a todos;

* Reunião do Gabinete: tentamos ter uma geral por semana para atualizar o trabalho de todo mundo, fazer cobranças, discutir dilemas…

*Conselhos, Audiências Públicas, Seminários, entidades representantes de classe, etc: acompanhar o que rola de assuntos relevantes da cidade, os calendários, conversar com representantes, propor projetos, eventos, ações.

Enfim, pra começar é isso. 🙂 

Comments are closed.

X