Deprecated: Function split() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 4673

Deprecated: Function split() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 4674

Deprecated: Function split() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 178

Deprecated: Function split() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 179

Deprecated: Function split() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 180

Deprecated: Function split() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 141

Deprecated: Function split() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 142

Deprecated: Function ereg_replace() is deprecated in /home/storage/c/b0/7e/soninha/public_html/pivot/pvlib.php on line 2088
Soninha
Procurar:

CAMINHADA NOTURNA PELO CENTRO

por Anderson de Jesus

Olá, nossa história começa na baixada do Glicério. Fui convidado por professores da Escola EMEF Duque de Caxias, para participar de um passeio, a Caminhada Noturna pelo Centro. Os alunos da escola também foram.

Um modesto grupo, quase 100 pessoas.

(foto Anderson de Jesus)

Caminhamos da Baixada do Glicério até as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo.
Lá nos encontramos com os organizadores da Caminhada, que está na sua 76° edição. Ela acontece todas as quintas-feiras, a partir das 20:00 horas, com saída na frente do Teatro Municipal. A cada edição a Caminhada tem um novo roteiro.

Antes de começar tem um minuto de aquecimento.

(foto Anderson de Jesus)

O guia nos orientava a todo o momento, chamando a atenção para pontos muitos legais que com certeza muitos de nós não conheciam, como a beleza da parte lateral do Teatro Municipal, em seus detalhes, luzes etc...

Aprendemos coisas muito interessantes. Por exemplo: você sabia que o Viaduto do Chá fica em cima de um rio, um túnel, um vale e um museu ao mesmo tempo? Nós todos ficamos perplexos ao descobrir essas coisas.

A caminhada continua: passando pela Prefeitura ficamos sabendo que o prédio foi construído em 1939.E que nele fica o 2° maior Jardim Suspenso do Mundo, com 230 espécies de Plantas Vegetais!
Depois da Praça Patriarca, chegamos à esquina da São Bento com a rua da Quitanda, onde fizemos outra parada. Nosso guia nos mostrou à direita, no fim da rua, o Mosteiro São Bento, e à esquerda, o Convento Dos Franciscanos, onde se instalou, em 1927, a Faculdade de Direito da USP, que se tornou uma referência importante para a cidade.
Prosseguindo a Caminhada, paramos em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (um dos prédios mais lindos, na minha opinião).

(foto Anderson de Jesus)

Todos ficavam muito atentos às explicações do guia.

Na rua Direita conhecemos o 1° Prédio do Brasil e de São Paulo, construído em 1917.

Atualmente, o prédio abriga a loja e o escritório de uma Industria de Calçados.

Continuamos nossa Caminhada rumo ao Pátio do Colégio.

(foto Anderson de Jesus)

Um prédio mais lindo do que o outro, todos que ali estavam sentiam-se como se estivessem em outra cidade.

Tem até lampião a gás no Pátio.

Em frente ao Pátio do Colégio há outro prédio lindo.

(foto Anderson de Jesus)

Enfim chegamos na Praça da Sé, em frente à Caixa Econômica Federal.

Alguns da multidão até brincavam após a fala do nosso guia dizendo: “Ah, então é ai que penhoram as jóias! Quando eu tiver jóias vou pendurar também!”.

No fim da Caminhada, passamos pelo Marco Zero da cidade e a Catedral da Sé.

(foto Anderson de Jesus)

Lá soubemos que a construção da Igreja começou em 1913, tendo sido inaugurada só em 1954, sem as duas torres principais. As torres só foram aparecer em 1970, quando a catedral foi reinaugurada. Em 2002 ela passou por outra reforma e revitalização, baseadas no projeto original. Foi quando colocaram as 14 quatorze torres que faltavam.

Como a escola Duque de Caxias está localizada na baixada do Glicério, a Caminhada Noturna pelo Centro abriu uma exceção e terminou lá. Onde nós, os alunos, os professores, os coordenadores do evento e o guia, Sr. Laércio Cardoso de Carvalho, nos confraternizamos.