O que são?

Os Conselhos Consultivos são importantes redes de apoio, consulta e participação de entidades, ONGs, grupos e cidadãos interessados na construção de ações do Poder Público através do mandato democrático da Soninha. Não são espaço apenas para discussão de idéias, mas principalmente para decidir ações práticas, sejam elas propostas legislativas, campanhas, medidas de fiscalização do Executivo Municipal ou atividades com os movimentos sociais.

Como funcionam?

Os Conselhos têm reuniões regulares (mensais ou bimestrais) onde são discutidos temas relevantes, propostos pelos participantes e pelo mandato. Há sempre a preocupação de buscar soluções para as questões levantadas, seja no âmbito do Poder Público ou sociedade civil.
As reuniões são itinerantes, circulando entre as entidades participantes que queiram sediar os encontros.

Quem participa?

A participação nos Conselhos é livre. O mandato conta, inicialmente, com entidades e pessoas que tenham atuação de destaque nas áreas dos Conselhos, mas será sempre objetivo do coletivo sua ampliação, de modo que novas entidades e especialistas sejam bem vindos a qualquer tempo.

Quais são as áreas?

a) Meio ambiente: água, ar, trânsito, áreas verdes, animais, lixo, poluição sonora e visual e tudo mais que compreender “ambiente” na cidade.

b) Inclusão digital e democratização da comunicação: Telecentros, software livre, rádios comunitárias e várias outras questões.

c) Acessibilidade: vamos discutir formas de atender às necessidades e direitos das pessoas com deficiência – calçadas adequadas, transporte coletivo adaptado, disseminação de software para cegos, semáforos sonoros, etc.

d) GLBTT: garantia e ampliação de direitos no que estiver ao alcance da municipalidade e elaboração de propostas de políticas públicas para execução pela nova Coordenadoria GLBT da Prefeitura de São Paulo.

e) Cultura: vamos discutir propostas de formas de o poder público municipal agir para incentivar, facilitar,
democratizar a produção de cultura e o acesso aos bens culturais.

f) Esporte: vamos debater as principais questões do esporte e quais as possibilidades de atuação no âmbito municipal.