Procurar:
arquivo

Primeira Reunião do Conselho de Acessibilidade

A primeira reunião do Conselho Consultivo de Acessibilidade teve só uma particpante, afora os assessores do Gabinete e a própria Soninha. Tatiana Rolim, psicóloga e consultora de inclusão social e reabilitação, além de autora do livro "Meu Andar Sobre Rodas", se multiplicou na Sala Tiradentes da Câmara, e deu várias boas sugestões. Ainda assim, fizeram bastante falta os demais convidados e interessados no tema. Talvez o horário não tenha sido apropriado. Estamos pensando em marcar uma segunda reunião no fim de abril, e gostaríamos muito de ouvir propostas de data e horário, para que, enfim, possamos contar com a presença de um número mais significativo de pessoas. Então fale com a gente no rp@soninha.com.br ou no telefone 3111-2420, com o Hélio. Abaixo segue um resumo do que a gente falou na primeira reunião.No final colocamos três possibilidades de data e horário para a próxima reunião.

Reunião Conselho Consultivo de Acessibilidade
22/03/2005, 18h30min, Câmara Municipal de São Paulo.

A Reunião iniciou-se com uma breve apresentação da proposta de Conselhos Consultivos e propostas de funcionamento.
A Tatiana Rolim falou de sua área de atuação e suas expectativas com relação ao Conselho.
Iniciamos a discussão sobre temas a serem debatidos e questões de encaminhamento pela Vereadora, além de novas propostas de funcionamento do Conselho.
Frisou-se a necessidade de um maior esforço para contactar as Instituições e personalidades que não puderam estar presente na Reunião do Conselho
Apesar do baixo quorum a discussão foi interessante - uma reflexão geral sobre a situação, com um levantamento das condições e os problemas enfrentados pelos portadores de deficiência.
Eis alguns encaminhamentos para nortear a próxima reunião do Conselho :

Temas discutidos e encaminhamentos:

• Pontuais:
 Pesquisa sobre a situação dos ônibus adaptados para portadores de deficiência (qual a porcentagem exigida pela lei e quantos existem efetivamente) 
 Consulta sobre a situação e lógica de funcionamento do programa ATENDE da Prefeitura.
 Consulta sobre as regras de utilização de passes gratuitos de ônibus e metrô, principalmente sobre a necessidade de cadastramento de um único e específico “acompanhante” do portador de deficiência quando da utilização do meio de transporte público e a necessidade de renovação do direito a cada 6 meses, com a apresentação de laudo médico, mesmo no caso de deficiências de caráter irreversível.
 Acompanhar a REALTECH – 14 a 17 de Abril, no Centro de Exposições Imigrantes, feira que exibe todas as novidades tecnológicas para os portadores de deficiências.
 Verificar se há um censo dos portadores de deficiência na Administração Pública
 Levantamento do material disponível em braile – compilação de manuais de direitos para transcrição pelo Centro Cultural;
 Verificar verba na Educação para adequar as Escolas Públicas ao atendimento de portadores de deficiência;

Próxima reunião:

Possibilidade de escolhas entre os dias 28/04/05, às 17:30; 29/04/05, às14:00; e 30/04/05, às 14:00.