Mandato da Vereadora Soninha Francine

CPI dos Valets realiza primeira reunião de trabalho

3 de abril de 2018

Na manhã desta terça-feira (3) foi realizada a primeira reunião de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Valets na Câmara Municipal. O colegiado vai investigar o funcionamento desses serviços – a CPI foi proposta pela vereadora Soninha Francine.

Segundo a legislação em vigor, as empresas do ramo precisam ter permissão de uso do local com registro na Prefeitura, autorização para embarque e desembarque expedida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), tabela com valores cobrados e o número total de vagas.

Caso a medida não seja cumprida, é gerada multa de R$ 5 mil ao estabelecimento – valor que pode dobrar em caso de nova infração.

A proposta de investigação da vereadora Soninha foi prontamente aceita pelos vereadores da Câmara. Um dos casos mais emblemáticos envolvendo os valets ocorreu no ano passado, quando o manobrista de um barzinho na região central se envolveu em um acidente que matou o jornalista Thyago Gadelha – depois de ser preso, o motorista confessou que havia ingerido bebida alcoólica e dirigia a mais de 80 km/h.

“Para a semana que vem vou trazer requerimentos dirigidos aos Consegs [Conselhos Comunitários de Segurança], que são ambientes em que as pessoas levam algumas demandas com relação à segurança pública. Também queremos saber das Prefeituras Regionais quantos valets estão legalizados e quantos estão tentando a legalização”, disse Soninha.

A CPI tem a vereadora Soninha Francine como presidente. Fazem parte da Comissão os vereadores Fábio Riva (PSB), Senival Moura (PT) e André Santos (PRB). As lideranças do PR e do PSD ainda vão definir as suas indicações.

Visita

Logo após a reunião de trabalho da CPI dos Valets, a vereadora Soninha se reuniu com cerca de 30 estudantes do Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), que tiveram a oportunidade de debater diversos assuntos relacionados à Câmara dos Vereadores como reforma da Previdência, qualidade do transporte público e qual o papel dos parlamentares.

Leia também:

Segunda reunião aconteceu dia 10/04

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 14 de maio de 2018

Comments are closed.

X