Mandato da Vereadora Soninha Francine

Evento debate política municipal de saúde para as pessoas em situação de rua

14 de maio de 2018

O gabinete da vereadora Soninha Francine foi um os convidados da Professora Doutora Carmem Santana para a mesa de debate do 14º Seminário “A Cor da Rua: A Política Municipal de Saúde para as Pessoas em Situação de Rua”. O evento ocorreu no dia 09 de maio, na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP- Campus São Paulo) com o objetivo discutir o cuidado à saúde das pessoas em situação de rua.

Integrando a perspectiva dos Direitos Humanos à área da Saúde, o Projeto de Extensão Universitária A Cor da Rua organiza suas ações, desde 2010, em parceria com diversas entidades da sociedade civil que atuam com metodologias participativas junto a grupos vulneráveis. O projeto realiza seminários abertos à população em geral, além de promover encontros e convivências para desenvolver novas formas de cuidado a essa população.

Após a mesa de abertura, a Profª Drª Carmem Santana realizou sua apresentação em dois eixos: Plano Municipal de Saúde para a População de Rua e suas prioridades e também Consultório na Rua – histórico, construção, mudanças, Portaria nº 122, de 25 de janeiro de 2012 e Ministério da Saúde.

Marta Marques ainda apresentou o histórico de atuação e trabalho das equipes do consultório na rua da organização Nossa Senhora do Bom Parto, com histórico dos projetos, apresentação de vídeos com relatos de trabalhadores e imagens de oficinas, do início aos dias atuais.

Após as apresentações, os representantes das coordenadorias POP Rua e Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania falaram a respeito do trabalho e da importância das equipes dos Consultórios na Rua, das políticas públicas e da garantia e manutenção dessa prática e oferta de cuidado a população em situação de rua, garantindo e visando a melhoria das condições de saúde integralmente.

A vereadora Soninha respondeu a perguntas que incluíram pautas como redução de danos, salas de uso, moradia e habitação e a importância de que as políticas públicas têm que levar sempre em conta que as pessoas em situação de rua, bem como todos os cidadãos, se unem e compõem diferentes e diversos laços.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 14 de maio de 2018

Comments are closed.

X