“90 anos de uma exemplar batalhadora
Com uma fraternal festa na residência do seu filho Luiz Ricardo, no Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo, com a presença de quase 100 pessoas, a companheira Eunice Longo, irmã de Moacir Longo, festejou, neste domingo (20), seus 90 anos. Militante partidária desde muito jovem, ela trabalhou na fábrica de fiação e tecelagem Jaffet, uma das maiores industrias têxteis existentes no Brasil.
No fim da década de 1940, incentivados pelo jornal Momento Feminino, da militante comunista Arcelina Mochel, começaram a surgir comitês femininos em bairros e sindicatos de diversas cidades do Brasil. Um artigo do jornal chegou a relatar a existência de 43 desses grupos.
Militantes desses comitês promoveram, em maio de 1949, um encontro de três dias no Rio de Janeiro. Ao fim do encontro, fundaram a Federação de Mulheres do Brasil, tendo como primeira presidenta Alice Tibiriçá e Eunice Longo como uma de suas mais atuantes dirigentes. Naquele mesmo ano, a FMB participou da reunião da Federação Democrática Internacional de Mulheres, realizada em Moscou. Como a ditadura do Estado Novo impediu que Alice Tibiriçá deixasse o país, a entidade foi representada por Fanny Tabak. Alice morreu em 1950 e foi substituída pela educadora Branca Fialho. Sob seu comando, a FMB organizou a Campanha contra a Carestia, que levou o governo Vargas a criar a Superintendência Nacional do Abastecimento (Sunab), e lutou pela libertação de presos políticos, entre eles Elisa Branco, solta em 1951.
Também em 1951, a Federação organizou o seu I Congresso Nacional, em São Paulo. Em 1952, a I Assembleia Nacional de Mulheres decidiu como bandeiras do movimento a igualdade de salários entre homens e mulheres, a aposentadoria aos 25 anos de serviço e a instalação de creches nos locais de trabalho.
Integrante de uma família constituída praticamente de operários, Eunice foi a primeira mulher a ser eleita para a direção do Sindicato dos Têxteis do Estado de São Paulo, do qual foi seu vice-presidente. Ela participou de grandes movimentos nacionais, nos anos 1950, entre eles a coleta de assinaturas na campanha O petróleo é nosso.
Em nome do Diretório Nacional, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, transmitiu à aniversariante e a seus familiares votos de saúde, alegrias e novas emoções.”
Last modified: 21 de maio de 2018