Mandato da Vereadora Soninha Francine

Capacitação LGBTI+++ Compartilhando conhecimento para promover o respeito

20 de maio de 2019

Um dos eixos de atuação do mandato da Soninha é ‘Populações Vulneráveis’ e, dentro dele, trabalhamos muito a temática LGBTI. No contato frequente com essa população, nossa equipe percebeu que em alguns momentos há falta de conhecimento de colaboradores de serviços públicos no atendimento desta população, e até deles mesmos em relação aos próprios direitos.

Para ter um melhor entendimento sobre o cenário realizamos, no final do ano passado, uma pesquisa direcionada principalmente a usuários e profissionais dos serviços de saúde e assistência social da Prefeitura de São Paulo sobre quais a percepções em relação ao conhecimento no tema e as experiências nos serviços oferecidos.

O resultado dos questionários apontou, entre outros dados, que 45% dos respondentes já enfrentaram situações envolvendo violência, constrangimento ou dificuldade para o diálogo, e que 48% não se considera suficientemente preparado para lidar com a população LGBTI+. Além disso, mais de 90% gostariam de receber orientações e participar de eventos.

Então, o mandato da vereadora Soninha Francine, em parceria com a ONG Pela Vidda São Paulo, vai realizar a Capacitação LGBTI+++ – Compartilhando conhecimento para promover o respeito. A formação vai abordar legislação, política pública, direitos, conceitos e melhores formas de acolhimento desta população.

O encontro será aberto ao público em geral, mas para participar é preciso fazer a inscrição aqui.

Acesse o evento no Facebook, confirme sua presença e convide os amigos.

Palestrantes

Tema: Legislação

Douglas Galiazzo

Professor de graduação e pós graduação. Advogado criminalista, mestre em políticas públicas e defensor dos direitos humanos.

Tema: Políticas Públicas

Cassio Rodrigo de Oliveira Silva

Foi Coordenador Estadual de Diversidade Sexual da Secretaria de Justiça e Cidadania (abr. 2016 a fev. 2019), onde esteve à frente da formação de mais de 11.100 pessoas sobre os direitos LGBTI. Em sua atuação participou da análise e encaminhamento de mais de 200 denúncias via Sistema de Ouvidoria e firmou parcerias firmadas com o DETRAN, a DERSA e o Metrô/SP, para a sensibilização e capacitação de funcionários para o bem atendimento ao cidadão LGBTI. Participou do Seminário de Direitos Humanos promovido pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, falando sobre abordagem desta população e de sensibilizações realizadas com internas nas unidades prisionais da SAP e internos da Fundação Casa.

Tema: Acolhimento

Ariadne Ribeiro

Mestre e doutoranda de Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp, especialista em Educação Sexual pela Unisal, especialista em Dependência Química pela Unifesp, trabalha atualmente no Núcleo Transsexual da Unifesp.

Tema: Como usuário da rede pública

Palestrante: Alexandre Frederico

Militante assíduo das temáticas da população de rua, ex pessoa em situação de rua, participa da comissão de moradores em vulnerabilidade social, homossexual, soropositivo em tratamento e dependente químico e etílico em acompanhamento pelo sistema de saúde de São Paulo.

Tema: Mapas da Violência Homofóbica e Transfóbica

Palestrantes: Igor Carollo, Ian Araújo e Caique Faquinetti, alunos do Escritório Modelo do curso de arquitetura e urbanismo da FiamFaam/FMU.

SERVIÇO:

Capacitação LGBTI+++ – Compartilhando conhecimento para promover o respeito

Quando:  31 de maio, das 9h às 13h.

Onde: Câmara Municipal de São Paulo

Endereço: Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, Auditório Prestes Maia – Bela Vista – São Paulo/SP

 

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 20 de maio de 2019

Comments are closed.

X