Mandato da Vereadora Soninha Francine

Câmara vai debater descarte de bitucas

18 de setembro de 2019

A Comissão de Meio Ambiente aprovou ontem (17) um requerimento da Soninha para a realização de Seminário sobre o descarte de bitucas. O pedido atende a uma demanda do movimento Mundo SEM Bitucas, organização com quem o mandato tem dialogado muito, além de apoiar as ações (a vereadora é presença constante nos mutirões de coleta – o último foi no sábado passado, em que foram retiradas das margens da represa Guarapiranga quase mil bitucas em meia hora).

Bituca de cigarro é o principal resíduo encontrado nas ruas, calçadas e praças da cidade de São Paulo e também nos rios e mares, poluindo e  matando animais, que muitas vezes as confundem com comida.

Dados da Rede Papel Bituca, que reúne ONGs e empresas para promover a conscientização ambiental, mostram que 34 milhões de bitucas são descartadas diariamente na capital paulista. Os filtros de cigarro podem demorar até 10 anos para se decompor e contêm mais de 4 mil substâncias tóxicas.

A Soninha defendeu a necessidade de o poder público trazer o tema à discussão e incluir o setor privado:

“Justamente por ser pequena e leve, é difícil que as pessoas deem o destino correto, mas esse problema não é só dos fumantes e do Poder Público. É preciso investir e, nesse caso, os fabricantes também deveriam ter mais responsabilidade sobre o ciclo de vida do produto.”

O Seminário será realizado no próximo dia 22 de novembro e em breve serão divulgados mais detalhes sobre o encontro.

Assista à fala da Natália Zafra, idealizadora do Mundo SEM Bitucas:

 

Assista à matéria da TV Câmara sobre a reunião:

 Veja aqui a matéria no site da Câmara.

Campanha Bituca #EuJogoCerto

A questão do descarte incorreto de bitucas tem sido abordada pelo mandato da vereadora Soninha de várias formas: além do debate no Legislativo, apoiamos a realização da campanha Bituca #EuJogoCerto, realizada pela Subprefeitura da Lapa, em parceria com a Virada Sustentável. Foram instaladas caixas coletoras de bitucas em 30 pontos de grande circulação de pessoas da região da Lapa, junto com placas informativas para conscientização. Elas permanecerão nos locais até o dia 10 de outubro e todas a bitucas coletadas serão recicladas.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 19 de setembro de 2019

Comments are closed.

X