No próximo sábado, 7 de março, a Soninha participará do bate-papo Lugar de Mulher é na Política, promovido pela Secretaria de Mulheres de São Paulo do Cidadania (partido da Soninha), para falar sobre a importância da participação feminina na política institucional.
O evento será na Comunidade da Rua Mauro, no bairro da Saúde, na Zona Sul da cidade de São Paulo. O local foi escolhido com o objetivo de aproximar as mulheres que vivem em regiões menos centrais do debate político e eleitoral.
No Brasil, apesar de representarem 52% do eleitorado, as mulheres ainda são sub representadas. Segundo o Mapa Mulheres na Política 2019, um relatório da Organização das Nações Unidas e da União Interparlamentar divulgado no início deste ano, no ranking de representatividade feminina no Parlamento, o Brasil ocupa a posição 134 de 193 países pesquisados, com apenas 15% de participação de mulheres. São 77 deputadas em um total de 513 cadeiras na Câmara Federal, e somente 12 senadoras entre os 81 eleitos.
Já no ranking de representatividade feminina no governo, o Brasil ocupa apenas a posição 149 em um total de 188 países. O governo atual tem somente 9% de representatividade feminina, com apenas duas mulheres entre os 22 ministros. A média mundial é de 20,7%.
O evento trará informações sobre esse cenário, em uma apresentação da socióloga e especialista em gênero, Irina Cezar. Em seguida será apresentado o material do projeto #ElasNoPoder, Campanha de Mulher: O Manual, um conteúdo livre, produzido pela ONG Elas No Poder para dar a mulheres orientações sobre como iniciar uma trajetória na política.
A vereadora Soninha Francine contará sua experiência e desafios na vida pública.
A participação é gratuita e não precisa realizar inscrição prévia.
PROGRAMAÇÃO
9h – Café de Boas-Vindas
9h30 – Abertura
Ellen Cursino, secretária estadual de Mulheres do Cidadania de São Paulo
Marluce Maria, secretária municipal de Mulheres do Cidadania de São Paulo
9h 45 – Palestra Mulheres no Século XXI – O Desafio de Empreender na Política
Irina Cezar – Socióloga e especialista em gênero
10h30 – Apresentação – Campanha de Mulher: O Manual
Karin Vervuurt, fundadora do projeto #ElasNoPoder
11h15 – Mulheres na política: vida real
Vereadora Soninha Francine
12h – Debate com a plateia
13h – Encerramento
SERVIÇO
Bate-papo #Cidadania23 – Lugar de Mulher é na Política
Quando: 7 de março, das 9h às 13h
Onde: Salão COmunitário
Endereço: Rua Mauro, nº 226 – Saúde
Acesse aqui o evento no Facebook.
SOBRE AS PALESTRANTES
Soninha Francine
Soninha Francine atualmente exerce seu segundo mandato como vereadora, pelo CIDADANIA. Já foi vereadora em São Paulo (2005-2008), duas vezes candidata à Prefeitura de São Paulo e subprefeita da Lapa (2009). No Estado, Soninha foi Superintendente da SUTACO e Coordenadora de Políticas para a Diversidade Sexual. Foi Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (jan-abril/2017).
Irina Cezar
Irina Cezar possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e é mestra em Administração Pública pela FGV – EAESP, especialista em empoderamento econômico de mulheres. Tem experiência em Políticas Públicas e Assessoria Parlamentar, com especial interesse nas áreas de Gênero, Microcrédito, Economia Solidária e Empreendedorismo. Émembro do RenovaBr, líder RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e foi cofundadora do grupo “Mulheres da RAPS”. Atualmente é Gerente de Relações Governamentais para o sul do Brasil em multinacional de T.I. Acredita que a Inovação e Tecnologia são ferramentas para a redução de desigualdades sociais.
Karin Vervuurt
Socióloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em ciência política pela Universidade de Brasília. Atua como pesquisadora nas áreas de psicologia política, comportamento eleitoral e opinião pública. É, também, co-criadora do projeto #ElasNoPoder, que dá assessoria estratégica para campanhas eleitorais femininas, tendo trabalhado na campanha de Marina Silva e sócia-fundadora da empresa Methods – Inteligência de Dados que desenvolve pesquisas de opinião pública, eleitorais e de mercado.
SOBRE O CIDADANIA
O Cidadania é o sucessor do Partido Popular Socialista (PPS). A mudança de nome foi definida em março de 2019 e aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 19 de setembro do mesmo ano. A alteração é parte de um movimento de reestruturação da sigla, alinhando suas diretrizes ao novo momento político que o país vive e reafirmando o compromisso do partido com a construção de uma política na qual a participação cidadã inclua diferentes segmentos da sociedade. Saiba mais sobre o Cidadania – https://cidadania23.org.br/.
Last modified: 2 de março de 2020