Mandato da Vereadora Soninha Francine

Vem (re)conhecer os rios da Lapa!

9 de março de 2020

Você conhece o Córrego Tiburtino? Ele vive por debaixo do asfalto, calçadas e vielas da Vila Ipojuca, na região da Lapa. Não vê muita luz do dia, porque foi soterrado pelo crescimento da cidade, mas segue existindo, e no dia 21 está todo mundo convidado para (re)conhecê-lo em uma caminhada com o pessoal do Rios e Ruas.

A andança por sobre as águas do Tiburtino vai acontecer logo depois da primeira edição do Diálogos Envolverde – Centro de Memória Cecília Meirelles, um bate-papo realizado em uma parceria da Subprefeitura Lapa com o Instituto Envolverde e o Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – CADES Lapa, com o apoio da vereadora Soninha Francine.

Será o primeiro de um ciclo de encontros inspirados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – Organização das Nações Unidas.

O calendário incluirá um dia de programação gratuita por mês. O primeiro evento foi batizado de Diálogos Envolverde – Nossos Rios e Ruas e contará com a parceria da organização Rios e Ruas. Será realizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Luiz Campos, cofundador do Rios e Ruas, e Gustavo Veronese, da ONG SOS Mata Atlântica, farão um bate-papo com a mediação do jornalista Dal Marcondes, do Instituto Envolverde, sobre os rios, córregos e nascentes existentes na região da Lapa e como esses cursos d’água sobrevivem soterrados sob a estrutura urbana.

Após a roda de conversa será realizada uma caminhada orientada pela ONG Rios e Ruas para (re)descobrir as nascentes e córregos do entorno do Centro de Memórias e como cuidar deles.

A participação é gratuita e a atividade é adequada para crianças.

Acesse aqui o evento no facebook.

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Meditação de boas-vindas

14h30 – Diálogo com:

  • Luiz de Campos Jr. – ONG Rios e Ruas
  • Gustavo Veronese – SOS Mata Atlântica
  • Mediação: Dal Marcondes – Instituto Envolverde

16h30 – Caminhada orientada pela Ong Rios e Ruas

  • Onde estão e como cuidar de nascentes e córregos

18h – Encerramento

Conheça um pouco do trabalho do Rios e Ruas:

SOBRE OS PALESTRANTES

Dal Marcondes

Dal Marcondes (Adalberto Wodianer Marcondes) – Jornalista, 63 anos, diretor executivo da DMCom Consultoria e da Agência Envolverde da qual é fundador, presidente do Instituto Envolverde, passou por diversas redações da grande imprensa, como Agência Estado, Gazeta Mercantil, Revistas Isto É e Exame como repórter e editor de economia e finanças. Desde 1998 dedica-se a cobertura de temas relacionados ao meio ambiente. Editor e autor de diversas publicações sobre economia sustentável e desenvolvimento humano, autor do livro “Cinco Anos do ISE”, feito para a BM&FBovespa. É membro do Conselho de Especialistas do Centro SEBRAE de Sustentabilidade. Especialista em Economia Ambiental pelo Procam-USP, Mestre em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP com especialização em Modelagem de Negócios Digitais.

Gustavo Veronesi

Gustavo Veronesi é geógrafo, educador e ambientalista, há mais de 15 anos atua em comunidades e em organizações do terceiro setor, sempre desenvolvendo e aplicando práticas de educação ambiental. Coordenou projetos no Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA, desenvolve e atua na formação de professores e educadores sociais para temas ligados à sustentabilidade. Desde de 2003 atua na coordenação de grupos de monitoramento da qualidade da água na bacia hidrográfica do Alto Tietê e atualmente coordena o Projeto Observando os Rios, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica.

Luiz de Campos Jr

Luiz de Campos Jr – Geógrafo com formação em Ciências da Terra, Comunicação e Educação. Desde 1995, trabalha com os rios urbanos de São Paulo, realizando pesquisas, cursos, oficinas e expedições. Em 2010 criou com o arquiteto e urbanista José Bueno a iniciativa RIOS e RUAS, dedicada à sensibilização da população aos rios invisíveis. Integrou a equipe de criação da série de exposições Rios DesCobertos do SESC (2016-2018). Em março de 2018 palestrou no 8º Fórum Mundial da Água no painel internacional Rios Urbanos: cidadãos como agentes transformadores deste ambiente. É ativista e netweaver em diversas redes cidadãs nas áreas de mobilidade, horticultura urbana e revitalização de espaços públicos.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 9 de março de 2020

Comments are closed.

X