Mandato da Vereadora Soninha Francine

Pop Rua – O que os governos estão fazendo – e o nosso mandato.

31 de março de 2020

São Paulo tem mais de 24 mil pessoas vivendo nas ruas. Se estas pessoas já estão em constante situação de extrema vulnerabilidade, no momento atual, em que a cidade é a mais impactada do país pela pandemia do Coronavírus, estão em situação ainda mais crítica.

A Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado adotaram medidas com o objetivo de amenizar estes impactos e prevenir a contaminação. Listamos algumas delas:

Ampliação do atendimento do Bom Prato

A partir do dia 1º de abril, as 59 unidades do restaurante Bom Prato em todo o estado de São Paulo irão servir café da manhã, almoço e jantar. A medida vale até o dia 1º de junho. O café da manhã custará R$ 0,50 e o almoço e o jantar R$ 1,00. Além disso, as unidades passam também a abrir aos finais de semana.

Isso é muito importante para as pessoas em situação de rua, porque a redução de circulação de pessoas e fechamento de restaurantes dificultou muito o acesso deles à alimentação. Além disso, reduziu-se muito o número de organização que vão as ruas oferecer refeições e, nas últimas semanas, a fome tem sido um problemas real para muitas pessoas.

Veja aqui a lista de endereços dos restaurantes.

Instalação de pias para lavar as mãos

A Secretaria Municipal das Subprefeituras instalou pias comunitárias com água potável fornecida pela Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, para que pessoas em situação de rua possam higienizar as mãos.

As pias foram instaladas em pontos de grande concentração de pessoas em situação de rua e já estão disponíveis nos seguintes locais:

  • Praça da Sé
  • Pátio do Colégio
  • Largo Paissandu
  • Rua São Bento
  • Praça da República
  • Largo Galeria Osório
  • Parque Dom Pedro
  • Largo do Arouche
  • Praça da Liberdade
  • Praça Ouvidor Pacheco da Silva
  • Praça Princesa Isabel

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – SMADS também iniciou a distribuição de sabonetes para serem utilizados nas pias.

Informação

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – SMDHC divulgou um material informativo dirigido à população em situação de rua sobre prevenção à Covid-19. O material foi desenvolvido pela  em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde.

Além da prevenção, o folheto indica também onde acessar os serviços voltados a esta parcela da população e onde buscar ajuda caso apareçam sintomas da COVID-19. O material está disponível para download aqui. Veja abaixo as imagens:

Live da Soninha

Na última sexta-feira, dia 27 de março, a Giulia Patitucci, coordenadora de Políticas para População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, participou de uma live com a Soninha no Instagram e comentou várias ações e medidas que estão sendo tomadas para proteger esta população. Assista:

Nosso mandato

A assessoria do nosso Núcleo Humanas tem feito campanha para arrecadação e distribuição de cestas básicas às famílias em situação muito vulneráveis que nos pediram ajuda.

A assessoria do nosso Núcleo Pela Horta está cultivando uma horta em seu quintal, na Zona Sul, para atendimento às famílias do entorno.

Os outros assessores estão colaborando com todas as ações possíveis, sejam elas feitas pela organização de pessoas comuns ou entidades que nos procuram, além da divulgação de necessidades e ofertas.

A vereadora Soninha está apoiando diretamente Associações, como a CASA BODISATVA, a Cooperativa Rainha da Reciclagem, grupos de pessoas em situação de rua e famílias em situação de vulnerabilidade nas comunidades da Brasilândia, Cachoeirinha, Jardim Guarani.

Canais oficiais

Acesse AQUI para informações oficiais da Prefeitura de São Paulo.
Acesse AQUI para informações oficiais da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo.
Acesse AQUI para informações oficiais da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo.
Acesse AQUI para informações oficiais da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo.
Acesse AQUI para informações oficiais da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 1 de abril de 2020

Comments are closed.

X