Mandato da Vereadora Soninha Francine

CPI apresenta projeto para revogar honraria dada a nutrólogo suspeito de abuso sexual

25 de setembro de 2020

Em reunião nesta terça-feira (23/9), a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Violência Contra a Mulher apresentou a proposta de um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) para revogar a honraria concedida pela Câmara Municipal de São Paulo ao médico nutrólogo Abib Maldaun Neto, que está sendo acusado de abuso sexual contra pacientes que eram atendidas em sua clínica na capital paulista.

O médico foi homenageado na Câmara Municipal em 2016, com a entrega da Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo, uma das honrarias concedidas pelo Legislativo paulistano.

De acordo com a presidente da CPI, as indicações para homenagens, feitas pelos vereadores, levam em conta o contexto da época, com base nas contribuições da pessoa à sociedade. Dessa forma, não é possível que os parlamentares façam previsões sobre o futuro dos seus homenageados. Mas que agora, com ciência dos fatos pela justiça, acredita-se que é dever da Câmara Municipal de São Paulo revogar a honraria.

Essa não é a primeira ação neste sentido. Os vereadores já cassaram uma honraria dada ao então médico Roger Abdelmassih, após as inúmeras denúncias de estupro.

Quanto ao nutrólogo Abib Maldaun Neto, já são mais de 20 denúncias que estão sendo investigadas pelo Ministério Público de São Paulo. Para as outras vereadoras integrantes da CPI não há argumentos contra a cassação do título que foi concedido a Maldaun Neto.

A proposta seguirá para tramitação na Câmara.

CompartilharShare on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

Last modified: 30 de setembro de 2020

Comments are closed.

X